Corpo do empresário Arthur Sendas é enterrado no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO ¿ O corpo do empresário Arthur Sendas foi enterrado no início da tarde desta terça-feira no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio. Sendas morreu ontem de madrugada após ser baleado na cabeça pelo motorista da família Roberto Costa Júnior em seu apartamento. Segundo o suspeito, o tiro foi acidental.

Redação com Agência Estado |

Acordo Ortográfico

"Não dá para aceitar. Não dá para entender. É o tempo que vai ajudar a gente", disse um dos filhos do empresário, Nelson Sendas, que voltou de viagem ao exterior para o sepultamento do pai. "Não tem sentido. Meu pai era uma pessoa extremamente boa, justa, que fazia o bem para todo mundo. Cuidou de muitos funcionários, muita gente se formou, muita gente é alguma coisa na vida porque ele ajudou", comentou.

AE
Amigos e parentes na missa de corpo presente

Centenas de pessoas estiveram no cemitério, principalmente funcionários do grupo Sendas. "Falei pessoalmente com ele cinco vezes. Ele sempre tratou bem os funcionários. Estava sempre feliz, brincando. Era um pai para todo mundo", disse Gil de Almeida, de 27 anos, que trabalha desde os 14 anos como funcionário da rede varejista.

Pela manhã, cerca de mil pessoas se reuniram na Igreja São Judas

Tadeu, no Cosme Velho, para a missa de corpo presente do empresário. Extremamente católico, Sendas era devoto de São Judas Tadeu. Sobre o caixão estavam as bandeiras do Vasco da Gama, clube que ele foi vice-presidente de 1979 a 1982, e da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Arthur Sendas deixa a esposa Maria Ablen Sendas, com quem estava casado há 50 anos, os filhos Arthur, Nelson e Márcia e sete netos. O governador do Rio, Sérgio Cabral, decretou luto de três dias no Estado pela morte do empresário.

Homicídio culposo

Paulo Toscano

Roberto se defende em depoimento à polícia

Segundo a Polícia Civil, Roberto, de 28 anos, será indiciado por homicídio culposo. Nesta terça-feira ele prestou novo depoimento na 14ª DP (Leblon) e, à tarde, foi transferido para uma das carceragens da Polinter. Ontem, no final da noite, após ter a prisão temporária decretada, o motorista se entregou à polícia. Ele confessou que foi armado até o apartamento da vítima, mas se defendeu afirmando que o disparo que matou o empresário foi acidental. 

Eu estava com minha arma na cintura, eu estava de short, a arma escorregou e caiu no chão. Quando eu fui pegar a arma ele a segurou junto comigo e fiquei tentando tirar a arma e no que eu puxei, a arma disparou. Fiquei apavorado, desesperado, e saí do prédio. Se foi um acidente eu não tenho porque fugir, afirmou Roberto em entrevista coletiva no fim da noite.

O suspeito era motorista de um dos netos de Sendas, que viajaria para o exterior, e filho de um motorista particular do empresário, que prestava serviço para a família há mais de 20 anos. Segundo Roberto, ele procurou Sendas porque estava com dificuldades financeiras. O suspeito foi pedir ao empresário que não deixasse de pagar o salário mensal de R$ 2.200 durante os dois meses que o neto do empresário estivesse viajando.

Segundo testemunhas, o motorista apareceu no apartamento do

AE

Arthur Sendas deixa esposa, três filhos e sete netos

empresário chorando e muito nervoso. Roberto foi atendido pela empregada de Sendas e dito que seu pai tinha sofrido um acidente. A empregada chamou o patrão, que conversou com o motorista por cerca de cinco minutos. O diálogo não foi ouvido e, minutos depois, a empregada escutou o barulho de um tiro.

O disparo foi feito com uma pistola 380. Sendas ainda tentou se proteger colocando a mão na frente, mas a bala quebrou um dedo, perfurou a vista esquerda e saiu pela nuca. Ele ainda foi levado com vida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Samaritano, em Botafogo, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu, por volta das 2h30.

Leia mais sobre: Arthur Sendas

    Leia tudo sobre: arthur sendasenterromortemotoristariotiroviolência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG