não pegou , diz Gilmar Mendes - Brasil - iG" /

Controle da Polícia Federal pelo MP não pegou , diz Gilmar Mendes

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse hoje que o controle externo das ações da Polícia Federal (PF), feito pelo Ministério Público Federal (MPF), não funciona. O controle externo não pegou, afirmou, durante sabatina promovida pelo jornal Folha de S. Paulo.

Agência Estado |

"O próprio procurador-geral da República sabe que o controle externo não está funcionando." Mendes completou a crítica dizendo que "as instituições não vivem apenas de símbolos, precisam ser efetivas".

Segundo o presidente do Supremo, a ligação entre o MPF e a PF impede a fiscalização adequada das ações da polícia. "Em muitos casos há conluio, combinação de ações, como nessa Operação Satiagraha", disse, sem citar nomes, mas fazendo uma alusão à atuação de representantes da PF, MPF e do Tribunal Regional Federal (TRF) neste caso. "Quem controla a ação da polícia se o Ministério Público está envolvido nas suas ações?"

Gilmar Mendes reiterou a ideia de criar uma corregedoria judicial de polícia, já rechaçada pelo Ministro da Justiça, Tarso Genro, e pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. O presidente do STF sugere criar um órgão judicial para fiscalizar eventuais abusos da PF, comandado por um juiz corregedor de polícia e com uma vara exclusiva para julgar abuso de autoridade.

    Leia tudo sobre: gilmar mendes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG