A Prefeitura de São Paulo disponibilizou aos contribuintes, em seu site, um aplicativo que simula e informa o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2010. Veja abaixo o cronograma do IPTU em outras capitais:

Para ter acesso ao aplicativo, basta acessar o endereço no site da prefeitura e fornecer o SQL de seu imóvel, também conhecido como número do contribuinte, encontrado nas notificações do IPTU.

A entrega da Notificação de Lançamento do imposto começa a partir da semana que vem, de acordo com o dia do vencimento escolhido pelo site. Com o aplicativo, mesmo aqueles que receberiam a notificação somente em fevereiro, por terem escolhido o final do mês como vencimento, ficarão sabendo o valor do imposto.

Para os 1,05 milhão de contribuintes isentos, as notificações de aviso de isenção começaram a ser enviadas no dia 7 de janeiro. O imposto pode ser pago à vista, com 6% de desconto, ou em até dez parcelas mensais e consecutivas.

Informações sobre o IPTU em todo o País podem ser encontradas no site dos municípios e nas prefeituras municipais.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, os carnês para pagamento do imposto já começaram a ser distribuídos nas residências. Quem não receber o documento até o dia 20, deve solicitar a segunda via pelo site da prefeitura ou comparecer a um dos postos de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, munido do carnê do ano anterior ou do número da inscrição imobiliária.

Belo Horizonte

O IPTU 2010 em Belo Horizonte pode ser pago com desconto de 7% até 20 de janeiro de 2010. O desconto é válido para o pagamento de duas ou mais parcelas e para a quitação integral. Quem optar pelo pagamento parcelado, deve aguardar a guia que será enviada ao endereço. O vencimento da primeira parcela será no dia 15 de fevereiro de 2010. As demais serão enviadas mensalmente e o vencimento será sempre no dia 15 de cada mês. Quando o dia 15 for feriado ou fim de semana, o pagamento pode ser feito até o primeiro dia útil seguinte. Pela internet, também existe a opção de pedir a 2ª via do documento .

Porto Alegre

Os porto-alegrenses têm até o dia 10 de fevereiro para optar pelo desconto de 10% no pagamento em cota única do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo de 2010. Há, ainda, a opção de pagamento parcelado, em 10 meses, a partir de 8 de março. O carnê e a guia com 10% de abatimento serão encaminhados pelos Correios na segunda quinzena de janeiro. Os documentos também poderão ser acessados pela internet , informando a inscrição do imóvel. O pagamento deve ser feito na rede bancária conveniada com a prefeitura.

Salvador

Os carnês do IPTU, com vencimento em 5 de fevereiro, já começaram a ser distribuídos aos contribuintes de Salvador. Após 12 anos sem reajuste, o carnê vem com um aumento de, em média, 10% para imóveis residenciais e 20% para não residenciais, além da atualização de 4,07% referente à inflação auferida pelo IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Amplo- Especial). O pagamento em cota única em Salvador ainda assegura desconto de 10%. Quem quiser antecipar o pagamento do imposto, pode imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no site da Sefaz , onde o contribuinte também pode esclarecer eventuais dúvidas sobre IPTU deste ano.

Leia mais sobre: IPTU

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.