Contra o crime, governo quer mais controle sobre internautas; envie sua videomensagem

Os crimes cometidos pela internet crescem na mesma proporção que novas tecnologias são criadas. Mas as medidas que a Câmara dos Deputados e o Ministério da Justiça estudam por em prática vem gerando polêmica sobre até onde a prevenção de crimes pode limitar o direito de privacidade e liberdade do internauta. Por isso, o iG convida os internautas a enviarem uma videomensagem opinando sobre quais são as melhores medidas para impedir irregularidades na rede mundial de computadores. Para enviar o vídeo com sua opinião basta a webcam do seu computador ou uma filmadora.

Redação |

Dois projetos, um do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), e outro do Ministério da Justiça, como foi revelado pelo site Congresso em Foco , pretendem aumentar a segurança na rede e a vigilância sobre o que faz o internauta enquanto navega.

Getty Images
Vigilância sobre o internauta deve aumentar
No Projeto de Lei do senador, que tramita na Câmara, os provedores seriam obrigados a guardar os registros de conexão de seus usuários ¿ horários de entrada e saída ¿ em seus arquivos. Além disso, a medida mudaria o Código Penal para tipificar condutas relacionadas ao uso de sistema eletrônico e da internet. A proposta tipifica 13 novos tipos de crimes.

Mas a medida do Ministério da Justiça, ainda mantida em sigilo, propõe medidas bem mais restritivas . Além de todos os dados de tráfego - que hora se conectou à internet, em que sites entrou e quanto tempo ficou -, os provedores seriam obrigados a registrar o nome completo, filiação e número de registro de pessoa física ou jurídica por três anos. A medida também prevê que, após o pedido do Ministério Público ou da Polícia Federal, os dados de navegação sejam entregues imediatamente mediante ordem judicial.

Para você, quais medidas deveriam ser tomadas para diminuir os crimes na web? Você acha que a vigilância total dos passos dos internautas é a melhor solução de repressão ao crime? Você se sentiria vigiado sabendo que o seu provedor de acesso tem todos os dados do que você faz enquanto navega? Envie seu vídeo e mostre que você também quer contribuir para fazer da internet um ambiente seguro e democrático.

CLIQUE AQUI E ENVIE A SUA VIDEOMENSAGEM

Leia mais sobre:

    Leia tudo sobre: internet

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG