Contra motoristas infratores, Prefeitura de São Paulo instalará 123 novos radares

Os motoristas que não respeitam as leis de trânsito terão suas chances de punição aumentadas no que depender das novas medidas da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Paulo. Serão instalados 123 novos radares fixos na cidade, dos quais pelo menos 30 devem estar instalados até o fim de outubro, de acordo com o contrato fechado.

Redação |

Ainda deste total, 76 devem ter o Leitor Automático de Placas (LAP), que consegue identificar os veículos que circulam em dias de rodízio. O local de instalação dos primeiros radares e a data quando todos os novos equipamentos estarão instalados ainda não foram definidos pela secretaria.

De acordo com os contratos, publicados no Diário Oficial, as novas aquisições custaram R$ 41.472.124,14 aos cofres públicos. Atualmente, a cidade de São Paulo tem 302 radares, dos quais 40 são fixos, 26 são móveis, 100 são barreiras eletrônicas e 136 registram infrações de semáforos.

Jeitinho

Enquanto a prefeitura toma medidas rigorosas, os motoristas se organizam para dar um jeitinho e tentar fugir da fiscalização. No site de relacionamentos Orkut, por exemplo, uma comunidade mapeia os radares da cidade em um fórum de discussão.

Cada usuário abre um tópico com a via em questão e os membros da comunidade contam se viram ou não a fiscalização na área. Além de tentar fugir dos radares da cidade, os motoristas trocam dicas como um radar móvel pode multar a noite? e questionam a regularidade de alguns radares instalados na cidade.

Leia mais sobre radares

    Leia tudo sobre: radares

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG