Contato de trabalhadores com folhas de fumo provoca intoxicação

Quando a época de colheita chega, surgem dores de cabeça, fraqueza, tonturas e vômitos. Fumicultores sempre suspeitaram que o problema era consequência da dura rotina de quem começa a trabalhar de madrugada, com orvalho encharcando a roupa, e só para quando o calor fica insuportável.

Agência Estado |

Mas pesquisa do Ministério da Saúde mostra que essas queixas são sintomas de uma intoxicação típica de fumicultores, a doença da folha verde do tabaco.

Conhecida em outros países, só em 2008 a doença foi registrada oficialmente no Sul do País, onde há o maior número de fumicultores. "A constatação da doença é um motivo a mais para que agricultores procurem diversificar o plantio e, aos poucos, larguem o fumo", avalia Deborah Malta, da Coordenação-Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde.

O trabalho foi feito em duas fases. A primeira começou em 2007, em Arapiraca, município alagoano com cultura de fumo. Intrigados com o aumento das intoxicações em agosto e setembro, técnicos do ministério enviaram uma equipe à cidade. Foi confirmada a existência da doença na região - caracterizada pelo aumento dos níveis de nicotina entre trabalhadores. "O risco aumenta quando o trabalho é feito com as mãos molhadas, seja pelo suor, orvalho ou chuva", conta Deborah.

A segunda investigação foi feita em novembro e dezembro de 2008, em Candelária (RS). Lá também o problema foi constatado. "Até a descrição da doença, fumicultores confundiam o problema com intoxicação, enfrentada com soluções caseiras como leite e água com açúcar."

Deborah conta que um trabalho de orientação para profissionais de saúde e fumicultores passou a ser feito. A recomendação principal é reduzir o tempo de contato com a folha. "Não há nada que comprove que o uso de luvas reduza o risco. Pelo contrário. Há suspeitas de que ela possa até mesmo aumentar o risco de contaminação. Várias dúvidas precisam ser esclarecidas."

Leia mais sobre: tabaco

    Leia tudo sobre: fumosaúdetabagismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG