Consumo de gordura torna controle do peso mais difícil, diz pesquisa

Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) constatou que um tipo de gordura encontrada principalmente em carnes vermelhas pode ser uma das causas da obesidade, de acordo com informações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo http://www.agencia.

Agência Estado |

fapesp.br/materia/10132/noticias/gordura-atrai-gordura.htm" target=_blank (Fapesp) . Segundo o pesquisador, Lício Velloso, o estudo pode explicar a dificuldade do obeso em controlar a fome ou perder peso.

Os experimentos realizados em camundongos mostraram que as moléculas da gordura acionam uma inflamação no cérebro que resulta na destruição dos neurônios que controlam o apetite e a queima de calorias. Em estudos anteriores, Velloso e outras equipes de pesquisa já haviam revelado que a obesidade era uma doença que se iniciava no cérebro ou nos músculos, resultado do excesso de açúcar e gordura. Esse excesso provocava a resistência ao hormônio insulina, responsável pelo processo de transformação dessas substâncias em energia, induzindo ao consumo contínuo de alimentos. O estudo foi publicado em janeiro no Journal of Neuroscience .

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG