Consumo de energia cresce 11,3% em dezembro com retomada

SÃO PAULO (Reuters) - O consumo de energia elétrica do Brasil cresceu 11,3 por cento em dezembro em relação ao mesmo mês de 2008, anunciou nesta quarta-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A carga cresceu para 54.821 megawatts-médios e demonstra a retomada do crescimento da produção industrial. Este crescimento está sendo impulsionado principalmente pelo consumo interno das famílias, informou o ONS em nota.

Reuters |

Na comparação com novembro, no entanto, houve queda de 2,4 por cento no consumo e no acumulado dos últimos 12 meses a carga no Sistema Interligado Nacional apresentou variação positiva de 0,7 por cento.

O subsistema do Sudeste/Centro-Oeste, apresentou crescimento de 14,1 por cento em dezembro em relação a um ano atrás, para 33.738 megawatts. Mas o total de energia consumida representa uma queda de 3,3 por cento na região na comparação com novembro.

Segundo o ONS, a "ocorrência de temperaturas acima da média histórica para essa época do ano no mês de novembro influenciou a taxa de crescimento negativa de dezembro em relação ao mês anterior".

Para 2010, a previsão do órgão é de um crescimento de 6,1 por cento no consumo de energia.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG