Consumo comercial faz demanda de energia crescer 6,4%

RIO DE JANEIRO - Impulsionado pela expansão generalizada do consumo comercial - que chegou a subir 10,5% em agosto frente ao mesmo mês do ano passado ¿ o consumo total de energia elétrica no País registrou a maior expansão do ano em agosto, com variação de 6,4% em relação a igual mês de 2007.

Agência Brasil |

Acordo Ortográfico

Os dados fazem parte da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, elaborada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e divulgada nesta segunda-feira.

Segundo o levantamento, em agosto o consumo de energia elétrica atendido pelo Sistema Interligado Nacional atingiu 33.327 gigawatts/hora (GWh), com destaque para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, que representam 64% do total da demanda e expandiram 7,5% e 7,6%, respectivamente, entre um período e outro.

Os dados da EPE indicam, ainda, que os diversos fatores que podem ser usados para medir o aquecimento da economia (principalmente as vendas do comércio e a atividade industrial) vêm apresentando avanços continuados.

O consumo residencial, em agosto, subiu 7%, com taxas acima da média nacional nas regiões Norte (10,6%); Centro-Oeste (10,1%); e Sudeste (7,4%).

Maior parque fabril do País, o Estado de São Paulo registrou aumento de 6,4%, em agosto, frente a igual mês de 2007. Nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foram registrados crescimentos de consumo de energia elétrica de, respectivamente, 19% e 16%, em função das elevadas temperaturas registradas no mês.

O consumo das indústrias aumentou 5,3% em agosto ¿ a segunda maior taxa do ano ¿ atrás apenas do resultado de julho (5,5%). Neste caso, as regiões Sudeste e Sul do País apresentaram as maiores expansões, com 6,9% e 5,7%, respectivamente, em relação a agosto de 2007.

Leia mais sobre: energia elétrica

    Leia tudo sobre: energia elétrica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG