Congresso em Foco e http://www.excelencias.org.br/ target=_blankExcelências, e representa o valor ressarcido aos deputados com despesas com a atividade parlamentar." / Congresso em Foco e http://www.excelencias.org.br/ target=_blankExcelências, e representa o valor ressarcido aos deputados com despesas com a atividade parlamentar." /

Consulte os gastos da Câmara com a verba indenizatória em 2008

O Último Segundo disponibiliza um banco de dados, com os gastos da Câmara dos Deputados, para que o usuário possa consultar como parlamentares gastaram a verba indenizatória em 2008. Os números foram divulgados por sites parceiros do iG, como http://congressoemfoco.ig.com.br/index.asp target=_blankCongresso em Foco e http://www.excelencias.org.br/ target=_blankExcelências, e representa o valor ressarcido aos deputados com despesas com a atividade parlamentar.

Redação |

As informações do gráfico podem ser cruzadas ou analisadas separadamente, e todo gasto com a verba indenizatória pode ser visualizado por partido e por Estado. Ainda é possível ver, separadamente, os gastos divulgados com aluguel de imóvel, locação de software, combustíveis, consultorias, divulgação da atividade parlamentar, locomoção e segurança.

Desde o início do ano, a Câmara tem sido alvo de denúncias de uso irregular da verba indenizatória, que é o mecanismo segundo o qual o parlamentar usa o próprio dinheiro para despesas em tese ligadas à atividade legislativa e posteriormente reivindica ressarcimento por tais gastos. A Câmara disponibilizou em seu site a forma como os deputados têm feito uso deste dinheiro.

Segundo levantamento do site Congresso em Foco, os deputados federais gastaram, só em 2008, R$ 83,9 milhões em ressarcimento aos parlamentares com gastos como combustíveis, alugueis e divulgação de mandatos. O valor registrado foi 7% maior do que o gasto com verba indenizatória em 2007.

Leia mais sobre: verba indenizatória

    Leia tudo sobre: verba indenizatória

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG