Desde o início do ano, pelo menos 28 mil brasileiros tiveram problemas na devolução de seus passaportes, retidos no Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, após realização de entrevista para obtenção do visto. Falhas técnicas na impressão causaram atrasos de até duas semanas na devolução dos documentos, cujo prazo previsto para retorno era de, no máximo, seis dias úteis.

O problema - cuja causa não foi divulgada - teria sido solucionado, segundo o órgão, no dia 19. Mas foi somente anteontem que o Consulado conseguiu reenviar todo o volume de passaportes, via Sedex, aos brasileiros que realizaram entrevista entre os dias 1º e 26. Agora, o Consulado garante que o problema foi resolvido e que não haverá mais atraso.

A orientação do Consulado é que os solicitantes apenas marquem viagem após a devolução dos documentos. Após a solução das falhas, os documentos estão sendo impressos, segundo informou o Consulado, com prioridade para emergências médicas. Vistos turísticos, porém, serão expedidos de acordo com a data da entrevista. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Leia mais sobre: passaporte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.