Conheça um pouco mais sobre a história de São Jorge

De acordo com a tradição, São Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região onde atualmente está a Turquia. Quando criança mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai em uma batalha. Chegada à adolescência, Jorge entrou para a carreira militar e logo foi promovido a capitão do Exército Romano. Devido a sua dedicação, recebeu do imperador romano a função de tribuno militar.

iG Rio de Janeiro |

Na época, entre os séculos III  e IV, a Igreja Católica era perseguida pelos imperadores romanos. Com planos de matar todos os cristãos, o imperador Diocleciano estava definindo em reunião o decreto de extermínio, quando São Jorge declarou-se espantado com aquela decisão. Ele afirmou ainda que os ídolos adorados nos templos romanos eram falsos deuses.

Todos os presentes ficaram surpresos por sua atitude, visto que fazia parte da suprema corte romana. Indagado por um cônsul sobre sua ousadia, São Jorge respondeu-lhe que era por causa da verdade de Jesus Cristo. Após essa declaração, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos.

Futura Press

Soldado anuncia início dos festejos na Igreja de São Jorge, no centro do Rio

Depois de cada tortura, ele era levado ao imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Contudo, Jorge sempre confirmava a sua fé em Jesus Cristo. Não tendo êxito, o imperador Diocleciano mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor).

Os restos mortais de São Jorge foram transladados para Lida (cidade em que crescera sua mãe), na região do atual Israel. Lá foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Constantino mandou erguer um suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente.

São Jorge é um exemplo de fortaleza de um guerreiro na constância da fé e nos dá coragem para enfrentarmos hoje as dificuldades de ser cristão, diz o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Apesar de São Jorge ter vivido há muito tempo, ele está bem próximo de nós e seu testemunho sempre será atual, completa.

Leia mais sobre: São Jorge

    Leia tudo sobre: feriado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG