Conheça os truques de beleza das sambistas

Conheça os truques de beleza das sambistas Por Andressa Zanandrea São Paulo, 19 (AE) - Ter o corpo das musas que desfilam nas escolas de samba exige muito mais do que uma genética boa. É preciso encarar, no mínimo, maratonas de ensaios com a bateria ao menos duas vezes por semana, que chegam a durar até quatro horas.

Agência Estado |

Normalmente, os ensaios são conciliados à musculação e à alimentação balanceada, para garantir o pique para cruzar o Anhembi, na zona norte da capital paulista.

Além da malhação, as meninas não dispensam a drenagem linfática para diminuir a retenção de líquido. Idas semanais ao salão, para hidratar o cabelo e fazer as unhas das mãos e dos pés, também fazem parte da agenda delas. Os pés, aliás, sofrem, e muito, com a mistura salto e samba. "Doem demais. No começo, ficam cheios de bolhas. Depois vão calejando e você não sente mais tanto. O certo é não lixar muito, porque aí ficam menos sensíveis", diz a rainha da bateria da Gaviões da Fiel, Tatiane Minerato.

A pele merece alguns cuidados. Os principais e básicos são nunca dormir de maquiagem e passar hidratante no corpo após o banho. "Carrego o creme na bolsa e reaplico até quando lavo a mão", afirma a musa da bateria da Unidos de Vila Maria, Juliane Silvério. O bronzeado é reforçado com sessões em camas de luz ou autobronzeadores, principalmente quando há algum evento importante.

O protetor solar é item indispensável na nécessaire. "Não saio de casa sem ele. Tenho de me cuidar!", atesta a rainha da bateria da Nenê de Vila Matilde, Simone Sampaio. E nada de sair de casa sem o mínimo de maquiagem. "Uso rímel e lápis direto", conta Fernanda Passos, passista da Rosas de Ouro.

Além de ficarem lindas na quadra e na avenida, essas mulheres têm outro papel importante: durante todo o ano, participam de eventos em suas comunidades. Confira, aqui, as dicas das autênticas musas do carnaval.

TATIANE MINERATO
+ Rainha da bateria da Gaviões da Fiel
Duas horas diárias de musculação são o segredo da boa forma de Tatiane, de 20 anos, que tem 58 quilos distribuídos em 1,70 metro de altura. Ela malha há cinco anos e intensifica os exercícios aeróbicos a partir de outubro. "Isso é para aguentar os ensaios, que acontecem pelo menos três vezes por semana." Nessa época, come mais carboidratos e evita besteiras - risca do cardápio até os doces, que adora. Para manter a cor dos cabelos, faz luzes a cada 20 dias. As hidratações são semanais. Como é branquinha, recorre ao bronzeamento artificial semanalmente. As unhas também são feitas toda semana, às vezes até mais de uma vez. "Eu roía quando criança. Agora tomo cuidado para não quebrarem e gosto de pintar de vermelho."

JULIANE SILVÉRIO
+ Musa da bateria da Unidos de Vila Maria]
Juliane tem 25 anos e trabalhava como modelo antes de passar a se dedicar ao carnaval, cinco anos atrás. Ela tem 1,81 metro e 62 quilos, mantidos com ensaios, três vezes por semana, à frente da bateria da Vila Maria. "Como de tudo, até doce, pizza e refrigerante, porque tenho facilidade de perder peso. Nessa época como mais, senão emagreço muito." Para aguentar a maratona, procura dormir oito horas por dia. Os cabelos, alongados há um ano, passam por manutenção a cada dois meses, além de hidratações semanais. As unhas também são feitas toda semana. Juliane gosta de fazer massagens nas pernas com hidratante e não dispensa um escalda-pés, com água quente e sal grosso, após os ensaios.

SIMONE SAMPAIO
+ Rainha da bateria da Nenê de Vila Matilde
Reeducação alimentar é a aposta de Simone, de 32 anos, que procura comer a cada três horas. Para isso, carrega uma maleta térmica com barras de cereal, água, sanduíches naturais e sucos de soja aonde quer que vá. "Não adianta só malhar; tem de se alimentar direito." Com 68 quilos e 1,76 metro, vai à academia há cinco anos, ensaia à frente da bateria duas vezes por semana e faz drenagens linfáticas semanais. Nos cabelos, pintados de preto azulado, faz hidratação toda semana e usa máscara caseira, com frutas, e ativador de cachos. Ela não sai de casa sem protetor solar e vai à manicure toda semana. Para tirar o aspecto cansado do rosto, dá uma dica: passar soro fisiológico ou chá de camomila gelado com algodão.

FERNANDA PASSOS
+ Passista da Rosas de Ouro
Uma hora diária de musculação, há oito anos, e ensaios três vezes por semana esculpiram o corpo de Fernanda, de 24 anos: ela tem 56 quilos distribuídos em 1,65 metro. "Adoro malhar. Relaxa a tensão." Como tem tendência a emagrecer, come três vezes mais com a rotina do carnaval. "Como fritura, pizza e chocolate, e também tomo refrigerante", entrega. Ela adora ir à manicure: faz as unhas das mãos duas vezes por semana e as do pé uma, mas retoca o esmalte em casa. Também vai à podóloga todo mês. Fernanda faz drenagem linfática a cada dez dias e hidrata os cabelos, em casa, a cada 15. Usa filtro solar 40 e recorre a limpezas de pele a cada três meses. O truque para ficar bonita mesmo quando dorme pouco: uma bela maquiagem.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG