Conheça os anônimos que ganham visibilidade com piadas na internet

Quem nunca riu com piadas e paródias que circulam na internet sobre fatos inusitados que atire a primeira pedra. Desde a morte do padre que voou com balões até a briga de Xuxa por causa do erro de português de Sasha, qualquer notícia pode virar brincadeira e propagar-se como vírus na internet. O Último Segundo foi atrás de alguns anônimos que publicam tudo ¿ ou quase tudo ¿ que lhes vem à cabeça e, como recompensa, ganham visibilidade no mundo virtual.

Nara Alves, repórter do Último Segundo |

O suposto desaparecimento do músico Belchior, noticiado pela rede Globo, foi um prato cheio para os piadistas online, como o ator Welder Rodrigues, que fez a montagem abaixo, uma brincadeira com o famoso seriado de TV Lost. "Coloquei no Twitter e foi usado pelo Fantástico e pelo Pânico", vibra. Em poucos minutos, essa e outras montagens com o cantor lotavam as caixas de email de milhares de internautas.

"Eu faço para me divertir, não faço pensando em fama. Nem ligo pros créditos. Pego imagem que nem é minha também... E devo muito à internet", explica. Parte dessa "dívida" do brasiliense de 40 anos, integrante do grupo de comédia Os Melhores do Mundo, é com o YouTube. No site, um único vídeo da companhia no Programa do Jô já teve 4 milhões de acessos.

Outra montagem sobre o sumiço de Belchior que fez sucesso na rede é a que reproduz o desenho Wally. A reportagem do Último Segundo procurou, mas o autor da montagem ainda não apareceu. Se você é ou conhece o criador da imagem abaixo, conte para o iG por meio do Twitter do Último Segundo !

Do bar para a rede

De uma mesa de boteco também pode vir muita inspiração. Com a notícia real "na mão" e a brincadeira na cabeça, o roteirista Antonio Tabet sai em busca de fotos em um banco de imagens contratado por ele, trabalha com um software de edição, modifica tudo e divulga em seu blog. "Quando tem muita coisa para publicar, eu guardo. Se coloco tudo num dia só e nada no outro, as pessoas reclamam", conta.

As montagens de Tabet, criador do site de humor Kibe Loco , são feitas, quase sempre, a partir de notícias do dia, estampadas nas capas de todos os portais da internet. "São baseadas na verdade... a verdade é engraçada", diz. Segundo ele, a própria realidade "estapafúrdia" lhe dá subsídio para criação.

Para criar a montagem abaixo sobre o caso Nelsinho Piquet, por exemplo, Tabet revela que não teve muito trabalho quando o dirigente da Fórmula 1 Flavio Briatore insinuou que o piloto brasileiro teria um caso com um homem mais velho. "Não é uma piada muito difícil de imaginar. Tava muito na cara... Um amigo meu falou no Twitter e eu dedico a montagem a ele no blog". A criação faz um trocadilho - que, para Tabet, era "óbvio" - com a sonoridade de Renault e o nome do blog. Ao internauta cabe fazer sua própria interpretação.


Montagens "pirata"

O padre Adelir De Carli, que desapareceu no litoral de Santa Catarina em abril de 2008 ao voar com balões de gás, logo tornou-se alvo de diversas montagens que circularam na internet. O padre foi "encontrado" na ilha do seriado Lost, voando com o E.T. de Spielberg e na imagem do Google Earth. A autoria das montagens, no entanto, permanece incerta.  

Tabet garante que muitas das criações que se tornam "virais" partem de sua produção. "A do padre dos balões no Lost foi um leitor que me mandou. A gente sempre coloca o crédito como agradecimento, mas tem gente que se dá o trabalho de editar a imagens, tirar o crédito e reenviar", explica. É nesta etapa que a autoria das piadas se perde.

Na tentativa de recuperar o crédito da brincadeira, Tabet vai atrás das publicações que reproduzem suas montagens sem permissão. "Tenho uma coleção de jornais de cidades do interior do Paraná, de Santa Caratina e do Nordeste que colocam as montagens como se fossem de um chargista do jornal", conta. Tabet, que chama a prática de "pirataria", afirma que, no fim das contas, os internautas mais experientes acabam identificando a origem da criação. "O Kibe Loco é referência", orgulha-se.

Celebridade do YouTube

A vida do atendente de call center Davis Reimberg não foi mais a mesma após a publicação de um vídeo de menos de quatro minutos no YouTube. Meu chefe não ligou muito quando cheguei atrasado ou quando tive de sair mais cedo, vibra o atendente ao contar que foi convidado a participar de programas na MTV e na Jovem Pan, além de conceder entrevistas para diversos portais na internet.


Divulgação do programa "Conexão Davis", fórum sobre Britney Spears

No último dia 26 de agosto, Davis publicou o vídeo Mexeu com a Xuxa mexeu comigo , em que defende a apresentadora de críticas do humorista Danilo Gentili, do programa CQC. Xuxa se envolveu uma polêmica depois de sua filha, Sasha, ter cometido um erro de ortografia no Twitter. Poucos dias depois, Davis publicou um segundo vídeo respondendo aos comentários postados no primeiro.

Conto no meu blog as aventuras pós-fama, diz o jovem de 26 anos fanático pela artista. Davis garante que não fez o vídeo com a intenção de chamar atenção da mídia e que a gravação não é uma paródia do Leave Britney Alone , em que um fã de Britney Spears pede que a mídia deixe a cantora em paz. Davis também é apaixonado pela estrela norte-americana e, desde 2007, matém um programa no YouTube chamado Conexão Davis, um fórum de discussão sobre Britney. Mesmo sem querer, a audiência do programa pulou de mil para 23 mil desde que Mexeu com a Xuxa mexeu comigo foi ao ar.

O vídeo de Davis rendeu imitações e gozações, além de respostas que defendem o humorista Danilo Gentili. O internauta que se identifica como Daniel Villas Bôas, da Cia de Comédia Setebelos e Cia Anônimos da Silva, publicou também no YouTube o vídeo " Mexeu com o Danilo mexeu comigo ".

Leave Belchior Alone!

A estudante de jornalismo Natalia Weber, de 23 anos publicou a paródia Leave Belchior Alone no YouTube. Em poucos dias, o vídeo obteve milhares de visualizações e dezenas de comentários. Natália conta que a brincadeira foi uma sacação que teve logo após a segunda reportagem do Fantástico, que entrevistou o músico no Uruguai. Pouco tempo depois da matéria na TV, o assunto já estava no trending topics do Twitter, lembra. O ranking mostra quais são os temas mais comentados do momento no microblog.

A sacação da estudante foi imitar o popular vídeo de um fã que publicou uma gravação defendendo a cantora Britney Spears da suposta perseguição da mídia. No começo, vi pelos comentários que o pessoal não estava entendendo que era uma paródia do vídeo da Britney, lamenta. A partir desta constatação, Natália inseriu na descrição um link para o vídeo que a inspirou.

Arquivo pessoal
meninas
As amigas Priscila, Mariana e Natália

A página de Natália no YouTube leva o nome Eu & Os Meus , produtora amadora que ela fundou no início deste ano com duas amigas, a jornalista Mariana Alencar e a publicitária Priscila Biancovili, ambas de 23 anos. Fazemos o roteiro, filmamos e editamos, nos inscrevemos em festivais... Tentamos seguir a linha de produção audiovisual para o YouTube, explica Natália. As três amigas da capital fluminense esperam que, com a boa repercussão de Leave Belchior Alone, os internautas passem a clicar, também, nos demais vídeos da produtora.

Leia mais sobre: internet

    Leia tudo sobre: humorinternetyou tubeyoutube

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG