Conheça melhor os diferentes tipos de herpes

Conheça melhor os diferentes tipos de herpes Por Adriana Bifulco São Paulo, 14 (AE) - Você amanheceu com um dos cantos da boca cheio de pequenas bolhinhas, doloridas e que coçam bastante? Infelizmente você está com herpes labial, uma herpes do tipo 1. De acordo com Maria Zilda de Aquino, pediatra e infectologista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e do Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, o vírus que provoca a herpes é o mesmo da varicela e da catapora.

Agência Estado |

"A pessoa tem, por exemplo, catapora na infância e o vírus fica latente. Ele é reativado quando a resistência da pessoa está baixa, quando ela fica nervosa, resfriada, tem uma virose ou toma sol", explica.

Segundo Christiane Lagreca, dermatologista do Hospital São Camilo Ipiranga e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a herpes tipo 1 provoca infecções na face e tronco e o 2 nas genitálias, também na forma de bolhinhas.

"A herpes simples atinge entre 70% e 90% da população. Ela se caracteriza por uma placa heritematosa e dela surgem microvesículas, geralmente com conteúdo citrino (semelhante a água). O tratamento é tópico e via oral. Já a herpes genital, que é transmitida sexualmente, é tratada com antivirais e pomadas com ação bacteriana", diz Christiane.

O outro tipo de herpes é a zoster, que também se caracteriza por vesículas na pele. "As pessoas a chamam de cobreiro", avisa Maria Zilda. "As lesões da herpes zoster acompanham o trajeto do nervo. Ela provoca tanto coceira quanto dor. "As vezes a doença termina, mas a dor continua", explica.

De acordo com Maria Zilda, a herpes zoster aparece em indivíduos que estão fazendo tratamento para câncer, aids ou com qualquer alteração no sistema imunológico.

"Esse mal dura aproximadamente quatro semanas e pode deixar seqüelas. A ocorrência mais grave é na face", diz Christiane.
Para tratar a herpes zoster os médicos recomendam antivirais, antisépticos como água boricada e pomadas antibacterianas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG