Congresso sobre drogas discutirá influência da internet

A Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd) realiza na próxima semana o I Congresso sobre Drogas e Dependência e destaca entre os temas em discussão a internet como meio de informação e uso para tráfico. Pesquisas mostram que a internet desempenha um papel ambíguo sobre as drogas.

Agência Estado |

Além de informar, como meio preventivo, propaga novas tendências de uso entre usuários", conta o psicólogo Murilo Battisti, pesquisador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Segundo o especialista, que coordenará a mesa de debate sobre o assunto, estudos entre usuários revelam que a internet é a principal fonte de informações. "As pesquisas não envolveram sites de relacionamento, mas mostraram um dado curioso. Especialmente em relação ao ecstasy, nos grandes sites de pesquisas, geralmente as primeiras informações que aparecem após a busca fazem apologia à droga", alerta Battisti.

Já as fontes mais confiáveis para usuários são os amigos, em primeiro lugar, seguidos por programas de TV voltados para públicos jovens e médicos. "A internet é uma fonte disponível de informações. No entanto, a qualidade de grande parte da informação vendida é questionável", completa Sérgio Nicastri, psiquiatra especialista em dependência química.

Battisti ressalta, no entanto, que não existem dados que comprovem a influência direta ou indireta das internet sobre os jovens em relação às drogas. "É difícil fazer uma ligação entre informação e comportamento. A informação influencia o comportamento indiretamente, no entanto, apenas a informação não muda o comportamento."

Programação

Além da discussão envolvendo mídia, profissionais da Unifesp também vão abordar o aspecto cultural e religioso do uso de drogas, além de políticas públicas de prevenção. O professor americano da Universidade de Medicina da Dakota do Norte, Larry Burd, que falará sobre Transtornos do Espectro Fetal Alcoólico, uma doença que provoca malformações anatômicas nos fetos de mães dependentes.

Liliam Raña

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG