Publicidade
Publicidade - Super banner
Brasil
enhanced by Google
 

Congresso encerra sessões em homenagem a Izar

As sessões plenárias da Câmara e do Senado foram encerradas hoje por motivo da morte do deputado Ricardo Izar (PTB-SP), ocorrida na sexta-feira da semana passada. No Senado, o encerramento dos trabalhos, sugerido em requerimento pelo senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), ocorreu depois de um bate-boca dele com senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que insistia em ler um discurso de 20 páginas sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista dos Cartões Corporativos e questões éticas.

Agência Estado |

A pretexto de homenagear Ricardo Izar, que presidiu o Conselho de Ética da Câmara durante a CPI do Mensalão, Cafeteira interrompeu discurso de Dias. "O senhor está fazendo um discurso e defendendo princípios éticos, mas, na verdade, os está desrespeitando", protestou Cafeteira, declarando-se inconformado com o prosseguimento da sessão plenária. Por tradição, sempre que morre um parlamentar, as sessões das duas Casas do Congresso - Câmara e Senado - são suspensas.

Dias insistiu em apresentar seu discurso, já preparando-se para inquirir a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que será ouvida pelos senadores da Comissão de Infra-Estrutura na quarta-feira. Embora Dilma tenha sido convocada para falar sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), oposicionistas insistem em aproveitar a oportunidade para questioná-la sobre o suposto dossiê que teria sido produzido na Casa Civil sobre gastos feitos por Fernando Henrique Cardoso quando presidente da República.

"Se a ministra não falar sobre o dossiê, o segundo requerimento de convocação dela aprovado pela Comissão de Infra-Estrutura, específico sobre o dossiê, está valendo", afirmou Álvaro Dias. Embora o governo tenha maioria na comissão, e Dias admita que a ministra só falará sobre o dossiê se quiser, o senador paranaense argumentou que a oposição não pode ignorar que ela "está no epicentro de uma crise."

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG