Confira os exames que devem ser feitos por homens e mulheres

Confira os exames que devem ser feitos por homens e mulheres MULHERES Mamografia - Exame que deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos. Se a paciente tiver histórico de câncer de mama na família, pode ser solicitado antes.

Agência Estado |

Papanicolau - O exame deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos.

Tireoide - Muito importante para as mulheres, que têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireoide que os homens.

Densitometria óssea - Depois dos 50 anos, ou ainda mais cedo dependendo do histórico familiar, é recomendável realizar o exame de densitometria óssea a cada dois anos para se prevenir da osteoporose.

Autoexame da pele - O câncer de pele não melanoma é o tipo da doença que mais acomete homens e mulheres no Brasil. Daí a importância do exame - manchas disformes, pintas escuras ou malcheirosas - e do uso diário de protetor solar.

HOMENS

Próstata - A partir dos 40 anos. Fundamental para a detecção do câncer de próstata.

PARA AMBOS OS SEXOS

Colesterol e triglicerídeos - O exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos devem ser anuais. Importante para a prevenção do enfarte.

Glicemia - Exame importante para analisar diabetes.

Eletrocardiograma - Geralmente indicado a partir dos 40-45 anos, dependendo do histórico familiar.

Teste ergométrico - Uma espécie de rastreador de alterações do ritmo cardíaco durante o esforço físico, frequentemente associadas à doença arterial coronariana e à angina.

Ecodopplercardiograma - Ultra-som do coração que permite checar a anatomia do órgão, suas dimensões e a função de inúmeras estruturas cardíacas, assim como o fluxo sanguíneo. Com esse exame é possível diagnosticar alterações relacionadas à hipertensão arterial, coronariopatias (artérias), miocardiopatias (músculo cardíaco) e disfunções nas válvulas do coração, por exemplo.

Fontes: Maria Thereza Natel, radiologista do CDB, e Edgar Ferreira Júnior, cardiologista e diretor clínico do Hospital São Camilo Ipiranga

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG