Concorrentes ao Oscar de filme estrangeiro são destaque da Mostra nesta quinta-feira

SÃO PAULO ¿ Dos 67 filmes inscritos para buscar uma vaga entre os indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro, 17 estão participando da 32ª Mostra Internacional de São Paulo. Nesta quinta-feira, há a chance de assistir aos representantes do Irã, Portugal, Colômbia e Bôsnia, todos bem recebidos pela crítica.

Redação |

Acordo Ortográfico Canção dos Pardais é dirigido pelo iraniano Majid Majidi, famoso por Filhos do Paraíso (1998), indicado justamente ao Oscar de filme estrangeiro. Na trama, Karim trabalha em uma fazenda de avestruzes nos arredores de Teerã, mas um dos animais foge e ele perde o emprego. Para sustentar a família, Karim acaba, por acaso, trabalhando como mototáxi na capital. O ator Reza Naji teve seu trabalho reconhecido com o Urso de Prata no Festival de Berlim.

Da Colômbia, vem Perro Como Perro, que ganhou os prêmios de ator, fotografia e direção do Festival de Gramado. A história mostra um bandido que engana os comparsas para ficar com o dinheiro de um roubo e acaba acumulando problema atrás de problema, em uma história que ainda envolve magia negra, pesadelo e bom humor.

Cena de "Aquele Querido Mês de Agosto", misto de ficção e documentário / Divulgação

Já o português Miguel Gomes apresenta no festival Aquele Querido Mês de Agosto, misto de documentário e ficção que foi recebido de forma entusiasmada pela imprensa especializada. Gomes leva sua câmera para o interior lusitano durante o verão e registra as festividades locais, enquanto tenta filmar a história de uma garota que, após o desaparecimento da mãe, se interessa pelo primo.

Por fim, também será exibido o bósnio Neve, vencedor do Grande Prêmio da Semana Internacional da Crítica de Cannes. A ação acontece em 1997 e acompanha seis mulheres, um avô, quatro meninas e um garoto mudo, que vivem em Slavno, cidade devastada pela guerra. Quando as primeiras nevascas ameaçam isolá-los do mundo, colocando sua vida em risco, dois empresários propõem que os moradores deixem suas casas em troca de uma grande quantia em dinheiro.

Andréa Beltrão é a protagonista
do brasileiro "Verônica" / Divulgação

A quinta-feira também traz a estreia de Verônica. No terceiro longa-metragem de Maurício Farias (O Coronel e o Lobisomem, A Grande Família ¿ O Filme), Andréa Beltrão interpreta uma fatigada professora da rede primária que se envolve em uma intricada trama de ação. Prestes a se aposentar, ela precisa enfrentar o tráfico e a polícia para proteger um aluno ameaçado de morte por traficantes, órfão depois do assassinato dos pais em um morro carioca.

Leia mais sobre: Mostra de São Paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG