Publicidade
Publicidade - Super banner
Brasil
enhanced by Google
 

Companhias do Brasil estão na Bienal de Dança de Lyon

Os 25 anos da Bienal de Dança de Lyon, na França, que tem início amanhã e vai até o dia 30, serão comemorados com uma programação vasta, permeada por diversos estilos e companhias dos quatro cantos do planeta. Os números são volumosos: 17 novas co-produções, 9 estréias francesas e um total de 42 grupos de 19 países, que congregam aproximadamente 600 artistas da China, Cingapura, Canadá, Burkina Faso, diversos países europeus, entre muitos outros.

Agência Estado |

Isso sem contar os 4.500 participantes do Le Défilé - Légendes d'Avenir (Ícones do Futuro), considerado o maior desfile coreografado europeu, que ocorre no próximo dia 14, a partir das 15 horas, pelas ruas centrais da cidade francesa. A "parada" toma conta de Lyon há 12 anos e foi livremente inspirado nas escolas de samba que fazem o carnaval do Rio, do qual o criador e diretor artístico da Bienal, Guy Darmet, é fã incondicional.

Do Brasil, já estão com as malas prontas a Companhia Urbana de Dança, formada em 2004 por jovens moradores de áreas carentes do Rio, e a Sociedade Masculina, sediada no Studio 3, em São Paulo, que completa este mês cinco anos de existência e cujo corpo de baile é integrado exclusivamente por homens. Cada uma delas está levando duas coreografias, sendo que pelo menos uma é inédita na Europa.

A Bienal de Lyon, que já dedicou muitas de suas edições às diferentes regiões do globo, agora trabalha sob um tema mais amplo, a memória. "A pergunta que todos os grupos convidados deveriam se fazer foi essa: como é possível realizar um novo trabalho, sem esquecer o passado, a história, a memória?" Há pelo menos um ano, Henrique Rodovalho, da Quasar Cia. de Dança e constante colaborador da Sociedade Masculina, propôs um trabalho sobre a Tropicália. Intitulado Um Olhar, o trabalho, que já foi mostrado em São Paulo, Santos e Ourinhos, agora quer fazer brilhar os olhos dos franceses. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG