Como cuidar da sexualidade antes e durante o namoro?

Como cuidar da sexualidade antes e durante o namoro? Por Por Silvana Chedid (*) São Paulo, 12 (AE) - É importante que, ainda na pré-adolescência, os pais levem seus filhos ao hebiatra para que entendam todos os processos por que seu corpo está passando e irá passar, inclusive, esclarecendo como podem contribuir para a manutenção de sua saúde. Quanto às meninas, vale lembrar que nem todo tipo de corrimento vaginal está associado à clamídia ou a outra DST, mas é importante consultar um ginecologista sempre que o problema aparecer e persistir por mais de uma semana.

Agência Estado |

Aliás, quando começar a menstruar, é interessante que a garota passe a freqüentar um ginecologista de sua confiança.

Para que não haja dúvidas sobre a transmissão de DST - já que muito adolescente acredita que a doença só é transmitida através da relação sexual consumada - vale alertar que todo contato com secreções sexuais, quer por contato vaginal, oral ou anal, oferece risco de transmissão de doenças. Por fim, uma dica: meninos, não avancem o sinal se não estiverem carregando preservativos! E meninas, o uso de preservativo não é responsabilidade somente de seu namorado. Carregue um sempre na bolsa, ou, ainda, pergunte à sua médica sobre preservativos femininos. O importante é não descuidar da saúde."

(*) Silvana Chedid é ginecologista especialista em Reprodução Humana, diretora da clínica Chedid Grieco (www.chedidgrieco.com.br) e chefe do setor de Reprodução Humana da Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG