Comissão do Senado aprova fundo nacional para museus

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou na terça-feira parecer favorável ao Projeto de Lei 95/08, da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que institui o Fundo Nacional de Desenvolvimento dos Museus. Destinado a apoiar projetos como os de criação, construção e modernização de museus, o fundo poderá contar com recursos do Orçamentos da União, além de contribuições, legados e doações de pessoas físicas e jurídicas.

Agência Estado |

O projeto será agora examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se for aprovado, segue para a Câmara Federal. Para José do Nascimento Júnior, do Departamento de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a criação do fundo criará "condições de sustentabilidade para as instituições museológicas brasileiras".

Museu da FEB fecha

Enquanto o fundo para museus tramita no Congresso, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) anunciaram ontem, no Rio de Janeiro, o fechamento do museu que registra a participação do País na 2ª Guerra Mundial. A associação que mantinha o museu, biblioteca e assistência jurídica aos veteranos e suas famílias também encerra as atividades. Os oito funcionários serão demitidos hoje.

A falta de recursos obrigou a Associação Nacional dos Veteranos da FEB a suspender serviços de limpeza e segurança. O acervo, que inclui uniformes, armas, equipamentos e documentos, está ameaçado por traças e cupins. A verba disponível permite pagar a rescisão dos funcionários - não se sabe se dá para as contas de luz, telefone e internet. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG