Comemorados os 150 anos de nascimento de Giacomo Puccin

O mundo está comemorando o 150º aniversário de nascimento do grande compositor italiano de ópera Giacomo Puccini, nascido no dia 22 de dezembro de 1858.

AFP |

Desde "Le Villi" de 1884 a "Turandot", obra inconclusa devido a sua morte em Bruxelas em 1924, este compositor nascido em Lucca (Toscana) consagrou a maior parte da energia ao gênero lírico, o qual enriqueceu com seu instinto dramático e domínio da orquestração.

Puccini compôs 12 óperas, mas cinco delas figuram continuamente entre os 20 ou 30 títulos mais interpretados na Europa e no continente americano: "Manon Lescaut", "La Bohème", "Tosca", "Madame Butterfly" e "Turandot".

Os canais de televisão especializados não esquecerão o aniversário, entre eles o europeu Mezzo (jornada especial no dia 22 de dezembro) e o franco-alemão Arte (difusão de "Tosca" no dia 31 de dezembro).

O cinema também presta tributo a este compositor, com uma "La Bohème" encarnada pelas estrelas Anna Netrebko e Rolando Villazón, realizada por Robert Dornhelm. O filme estreou esta semana na Áustria.

A empresa discográfica Sony está publicando integralmente as óperas do compositor, e a competidora Decca (Universal) reedita desde o início de dezembro seus principais títulos, interpretados pelo tenor Luciano Pavarotti.

bfa/it/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG