Começa disputa pela sucessão do procurador-geral

A disputa pela sucessão do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, começou oficialmente na última quinta-feira. A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) abriu nesse dia as inscrições para quem quiser integrar a lista de três nomes que será entregue, ao final de maio, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Agência Estado |

Três subprocuradores já estão na corrida: o atual vice-procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e os subprocuradores Ela Wiecko e Wagner Gonçalves.

A apuração dos mais votados está marcada para 21 de maio. A lista, em seguida, será encaminhada para o presidente. A Constituição não obriga Lula a escolher um dos nomes dessa lista para comandar o Ministério Público Federal, mas, desde 2003, o presidente decidiu prestigiar a opinião da categoria e tem indicado aqueles que foram os mais votados. Foi por esse critério que nomeou Cláudio Fonteles, em 2003, e Souza, em 2005 e 2007.

Entre os três pré-candidatos à vaga, Gonçalves foi o mais votado nas últimas três disputas internas do órgão. Em 2003, foi o terceiro colocado na corrida, perdendo para Fonteles e Souza. Em 2005, ficou em segundo lugar na disputa, à frente de Ela Wiecko. Há dois anos, novamente foi o segundo, deixando para trás o atual vice-procurador-geral da República.

Gurgel, por sua vez, tem a seu favor o fato de ser o atual vice de Souza. Pode herdar os votos dados pelos apoiadores do atual procurador em 2005 e 2007. Além disso, tem a vantagem de conhecer bem os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de ter adquirido experiência nos julgamentos da corte em que substituiu Souza. Wiecko pode ser a candidata de gênero. Uma vitória pode transformá-la na primeira mulher a comandar o Ministério Público Federal, uma simbologia que seria devidamente capitalizada por Lula, conforme adiantam alguns integrantes do governo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG