O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quarta-feira que a personagem Mônica, do cartunista Maurício de Sousa, será garota propaganda da campanha nacional de combate à dengue no País. O anúncio foi feito durante palestra do ministro no 7º Fórum dos Governadores do Nordeste, que está sendo realizado em Maceió.


Segundo o ministro Temporão, os casos de dengue avançam no País e em alguns Estados - a exemplo do Rio, Bahia, Sergipe e Pernambuco - o quadro já é encarado como de epidemia.

Para ajudar a combater os focos do mosquito transmissor da dengue, o ministro anunciou a liberação pelo governo federal de R$ 2,9 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento, para obras de saneamento básico em vários Estados. "Além disso, serão liberados R$ 630 milhões para todos os Estados e municípios", garantiu o ministro, acrescentando que as crianças são as principais vítimas.

"Por isso, é importante a divulgação de panfletos da dengue com os personagens da Turma da Mônica, que é muito querida da criançada", justificou o ministro.

Segundo ele, já foram distribuídos mais de 380 mil manuais orientando os gestores públicos da importância de medidas preventivas. "O carro fumacê é importante, mas ele sozinho não resolve. Temos que evitar a criação do mosquito e para isso é de fundamental importância a participação da população", ressaltou Temporão.

Morte em BH

A primeira morte associada à dengue em Belo Horizonte foi confirmada nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde. M. A.B., de 47 anos, morador do bairro São Cristóvão, na região nordeste da capital, morreu na segunda-feira com diagnóstico de dengue clássica e complicações clínicas. Embora não tenha contraído a forma hemorrágica da doença, segundo a Secretaria, a saúde do paciente se agravou em razão de uma úlcera gástrica. Ele também era diabético. Em Belo Horizonte, já foram confirmados 3.339 casos de dengue, sendo 2.130 somente na região nordeste.

Leia também:

Leia mais sobre: dengue

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.