Com quadro estável, Fábio Barreto passa por nova cirurgia

RIO DE JANEIRO - Boletim médico divulgado neste domingo pelo hospital Copa DOr, onde está internado o cineasta Fábio Barreto, confirma que nesta manhã ele passou por uma cirurgia para a colocação de um cateter dentro do ventrículo cerebral.

Rodrigo de Almeida, iG Rio de Janeiro |


O objetivo da operação é melhorar o controle da pressão intracraniana e reduzir o edema. O hospital afirma ainda que, durante a tarde, o diretor passará por uma cirurgia de traqueostomia, para que possa respirar melhor.

Segundo o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, a situação do cineasta Fábio Barreto é estável e, no momento, ele só corre risco de morte no caso de uma infecção hospitalar. Barreto sofreu um acidente de carro na noite de sábado e está internado no Hospital Copa Dor, no Rio de Janeiro.  

Uma tomografia realizada às 5h desta segunda-feira revelou que o edema de Fábio Barreto não progrediu, o que permitiu a colocação do cateter.

A traqueostomia será realizada pelo clínico intensivista João Pantoja, que acompanhará o cineasta durante o período em que ele estiver na UTI. Pantoja lembrou que as primeiras 48 horas são o momento mais crítico depois de acidentes como o que Barreto sofreu no sábado. "O controle do edema foi bem-sucedido até aqui", comemorou.

O neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho voltou a dizer que é muito cedo para discutir possíveis sequelas, e afirmou que Barreto ficará em coma induzido por mais uma semana e internado por pelo menos quinze dias.

O acidente

O acidente ocorreu por volta das 22h de sábado, em Botafogo, zona sul da cidade. Segundo uma testemunha, o bombeiro Wagner Generoso, 26 anos, um carro fechou o veículo do cineasta, que tentou desviar mas bateu numa mureta, voou para outra pista e capotou.

Atendido no Hospital Miguel Couto, no Leblon, Barreto foi operado ainda na noite de sábado. A primeira cirurgia durou três horas e meia. Segundo Niemeyer Filho, o cineasta sofreu um hematoma subdural agudo e uma contusão no lobo temporal dos dois lados. "A calota craniana do lado esquerdo foi retirada e colocada na costela do paciente. Ela ficará armazenada ali até ser colocada novamente em seu lugar", explicou.

Filho de Luís Carlos Barreto e irmão de Bruno Barreto, também cineastas, Fábio iniciou sua carreira em 1977 e, desde então, já dirigiu 13 filmes. Seu trabalho mais recente é o longa "Lula - O Filho do Brasil", baseado no livro de Denise Paraná, que estreia em 1 o de janeiro em todo o País.

A produção causou críticas da oposição, que acusa a produção de ser uma peça de campanha para as eleições do ano que vem. Entre outros filmes dirigidos por Barreto está "O Quatrilho", indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1995.

Trechos de filmes de Fábio Barreto

Leia a íntegra do boletim médico divulgado nesta segunda:

"O paciente Fábio Barreto, vítima de trauma craniano grave em consequência de acidente automobilístico ocorrido na noite de 19/12, permanece internado em coma induzido, sob respiração mecânica, na Unidade Neuro-Intensiva do Hospital Copa D Or. Evoluiu, no período, com estabilização do quadro clínico, como resultado das medidas de suporte oferecidas. Realizou, hoje pela manhã, exame de tomografia computadorizada de crânio, que demonstrou alguma redução do edema cerebral. Foi submetido pela equipe de neurocirurgia, nesta manhã, ao procedimento de derivação ventricular externa (colocação de um pequeno cateter dentro do ventrículo cerebral), visando melhor controle da pressão intracraniana e continuada redução do edema cerebral. Prevendo-se ventilação mecânica prolongada, em decorrência do trauma craniano grave, o paciente será submetido, hoje à tarde, a procedimento de traqueotomia (pequeno corte na traqueia para posicionamento de tubo ventilatório, substituindo o tubo oral)."

Dr. Paulo Niemeyer Filho, neurocirurgião, Dr. João G. Pantoja, Medicina Interna / Pneumologia e Superintendente Médico Rede DOr, Dr. Antonio Carlos Moraes, Diretor Médico - Hospital Copa DOr.

Com Agência Estado

Leia também:


Leia mais sobre Fábio Barreto

    Leia tudo sobre: cinemafabio barreto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG