Com médicos, RJ vai abrir 2 centros antidengue amanhã

A chegada de 87 médicos e enfermeiros de diferentes partes do País ontem e hoje vai possibilitar que a Secretaria Estadual de Saúde antecipe para amanhã a abertura de dois dos quatro centros de hidratação para o tratamento da dengue que ainda estavam fechados por falta de profissionais. Os médicos passaram hoje por um treinamento e aprenderam sobre o protocolo de atendimento para a doença e a graduação de risco para dengue hemorrágica.

Agência Estado |

Amanhã, pelo menos mais 15 médicos devem chegar ao Rio.

"Nós, que trabalhamos com saúde pública, entendemos que nos momentos de crise é necessário ter solidariedade. Além do mais, a passagem pelo Rio será boa também para acumular experiência num assunto que não temos domínio. Apesar de o Rio Grande do Sul não viver epidemia de dengue, não sabemos se ela chegará lá nos próximos anos. Será bom que alguns de nós já tenhamos alguma experiência", afirmou o pediatra gaúcho Nilson Maestro Carvalho, de 47 anos, que chegou ao Rio ontem. Os médicos vão receber R$ 500 por plantão de 12 horas.

Hoje desembarcaram no aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, 48 profissionais de saúde do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Ao contrário dos outros, eles não vão receber dinheiro do Estado. Os profissionais já chegaram ao Rio divididos em três equipes de plantão completas e trouxeram um caminhão cheio de equipamentos para testes laboratoriais e tratamento da doença, além de uma ambulância.

Os paulistas serão lotados na tenda que abre amanhã no Quartel do Corpo de Bombeiros do Méier, na zona norte, ao lado do Hospital Salgado Filho. Também será inaugurada a tenda da Gávea, próxima ao Hospital Miguel Couto, na zona sul. Cada uma delas terá 24 poltronas e capacidade para realizar entre 300 e 400 atendimentos por dia. Nos próximos dias, mais duas tendas devem começar a funcionar, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, e em Realengo (zona oeste).

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG