Com carnaval, movimento em aeroportos deve crescer 19%

Infraero prevê para fevereiro 15,1 milhões de embarques e desembarques, número que no mesmo período em 2011 chegou a 12,7 milhões

Fred Raposo, iG Brasília |

Gustavo Rampini / AE
Santos Dumont, no centro do Rio, deve ser um dos aeroportos com movimentação mais intensa no carnaval
Estimativas iniciais da Infraero apontam que, por conta do carnaval, fevereiro terá aumento de 19% no movimento de passageiros em aeroportos. A expectativa é que o número de embarque e desembarque some cerca de 15,1 milhões, contra 12,7 milhões registrados em fevereiro do ano passado.

A Infraero informou, no entanto, que os números finais só serão conhecidos no mês que vem, pois a empresa aguarda o fechamento de alguns dados, como o número total de voos charter – aqueles em que as passagens são também vendidas por agências de turismo.

Um dos motivos para a diferença no número de voos em períodos similares é que, este ano, o carnaval acontecerá entre 17 e 22 de fevereiro, enquanto em 2011 a festa ocorreu em março.

Para evitar transtornos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou a liberação de 1.220 voos extras em fevereiro. Já a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) deve se reunir nos próximos dias para discutir medidas para preparar os aeroportos para o carnaval.

A Infraero, por sua vez, informou que reforçará o atendimento aos passageiros no período de festas. No ano passado, a empresa contratou 321 empregados das áreas de segurança, operações, navegação aérea e manutenção.

    Leia tudo sobre: caos aéreoinfraeroanacconaero

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG