Com 240 mil casos em 2008, Rio é o estado com maior registro de dengue

BRASÍLIA - O Rio de Janeiro é o principal responsável pelo aumento nos casos de dengue registrado este ano. De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o número de casos de dengue, de janeiro a agosto de 2008, aumentou 42,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Agência Brasil |

Entretanto, se forem retirados os números referentes ao Rio, o aumento cai para 7%. O estado fluminense já registrou 240 mil casos em 2008. "O Rio de Janeiro tem um sistema de saúde completamente esquizofrênico, baseado na atenção hospitalar, o que é muito mais caro e ineficiente, apontou o ministro.

Para combater a doença e evitar o caos observado nos hospitais do Rio de Janeiro no início deste ano, o governo pretende investir na prevenção, no treinamento de oficiais do Exército e na instalação de centros de hidratação nas cidades menores. Além disso, 2,5 mil bombeiros irão trabalhar no combate ao mosquito. O governo também pretende distribuir para a população 200 mil capas para caixas d'água.

O ministro se diz tranqüilo em relação ao trabalho a ser realizado em conjunto com o prefeito que será eleito no próximo dia 26.

O trabalho de combate à doença em todo o país, este ano, será dividido em 3 eixos: organização da rede de atenção à saúde, intensificação do combate ao mosquito e vigilância para detecção rápida de surtos. Serão utilizadas novas tecnologias, como armadilhas para pegar as fêmeas do mosquito, testes que forneçam resultados mais rápidos sobre a sorologia e um site para que a população possa dar informações sobre suspeitas de novos casos.
.

Leia mais sobre: casos de dengue

    Leia tudo sobre: dengue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG