rebatizada de A H1N1 pela Organização Mundial de Saúde). A medida foi tomada pela direção do colégio após terem sido confirmados na terça-feira dois casos da doença entre seus alunos. Uma terceira ocorrência está sob suspeita." / gripe suína - Brasil - iG" / rebatizada de A H1N1 pela Organização Mundial de Saúde). A medida foi tomada pela direção do colégio após terem sido confirmados na terça-feira dois casos da doença entre seus alunos. Uma terceira ocorrência está sob suspeita." /

Colégio Santo Inácio suspende aulas de 750 alunos por causa da gripe suína

RIO DE JANEIRO ¿ Uma das instituições de ensino mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Colégio Santo Inácio, localizado em Botafogo, na zona sul da cidade, determinou nesta quarta-feira que 750 alunos de 21 turmas terão as aulas suspensas a partir de amanhã como forma de prevenção contra a ¿gripe suína¿ (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.htmlrebatizada de A H1N1 pela Organização Mundial de Saúde). A medida foi tomada pela direção do colégio após terem sido confirmados na terça-feira dois casos da doença entre seus alunos. Uma terceira ocorrência está sob suspeita.

Redação |

De acordo com a instituição de ensino, um dos casos confirmados é referente a um aluno do 9º ano do Ensino Fundamental. Ele teria sido infectado pelo vírus Influenza A após ter tido contato com um primo que voltou de uma viagem ao exterior. Segundo o colégio, o estudante já estava faltando às aulas há dois dias.

O segundo caso confirmado entre os alunos é de uma adolescente que está no 1º ano do Ensino Médio. A jovem teria voltado recentemente de uma viagem aos Estados Unidos, onde participou de um festival de dança. A ocorrência sob suspeita refere-se a um aluno do 7º ano do Ensino Fundamental.

Segundo o Colégio Santo Inácio, as aulas dessas 21 turmas (sete do 7º ano, sete do 9º ano e sete do 1º ano) ficarão suspensas por sete dias, retornando as atividades normais no próximo dia 2 de julho. A direção da instituição de ensino ressalta que a medida não se trata de uma antecipação de férias e, sim, de uma suspensão temporária das aulas.

O colégio informou em nota que espaços de uso comum entre os estudantes, como laboratórios de informática, ficarão fechados a todos os alunos durante o período de quarentena. Todas as coordenações foram orientadas a manter os aparelhos de ar-condicionado desligados e as janelas e portas abertas, facilitando a ventilação.

Casos de "gripe suína" já fizeram o câmpus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis suspender as aulas . A mesma medida foi tomada por três colégios e uma escola de inglês  de São Paulo, e um de Belo Horizonte.

Pandemia

O Ministério da Saúde do Brasil informou nesta terça-feira que 94 novos casos de infecção por gripe suína foram confirmados no País. Com os novos casos, o total acumulado de confirmados no Brasil chega a 334.

Agência Brasil
Funcionária usa máscara em aeroporto
De acordo com informações dos governos e da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o momento mais de 100 países têm casos confirmados e divulgados da doença.

Do total de países, 35 têm casos autóctones: na Europa (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido); nas Américas (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru e Uruguai); na Ásia (Japão); África (Egito) e na Oceania (Austrália).

Segundo a OMS, Estados Unidos, México, Canadá, Austrália, Chile e Argentina são considerados os países com transmissão sustentada.

Veja também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG