de gripe A H1N1 pela OMS). O estudante teria sido infectado em uma viagem a Buenos Aires no feriado de Corpus Christi. Com a confirmação, a instituição de ensino decidiu antecipar em uma semana as férias da unidade Verbo Divino da escola." / gripe suína e antecipa férias - Brasil - iG" / de gripe A H1N1 pela OMS). O estudante teria sido infectado em uma viagem a Buenos Aires no feriado de Corpus Christi. Com a confirmação, a instituição de ensino decidiu antecipar em uma semana as férias da unidade Verbo Divino da escola." /

Colégio paulista confirma 2º caso de gripe suína e antecipa férias

SÃO PAULO - O colégio Pueri Domus, localizado na zona sul de São Paulo, confirmou nesta sexta-feira que um segundo aluno contraiu a gripe suína (rebatizada http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_topde gripe A H1N1 pela OMS). O estudante teria sido infectado em uma viagem a Buenos Aires no feriado de Corpus Christi. Com a confirmação, a instituição de ensino decidiu antecipar em uma semana as férias da unidade Verbo Divino da escola.

Redação com Agência Brasil |

O primeiro caso de contaminação no colégio Pueri Domus foi com um aluno de 12 anos do 7º ano. O menino contraiu a doença de um familiar, provavelmente da mãe, que viajou à Argentina.

Ele ficou afastado da escola a partir de segunda-feira passada  e retornou às aulas na quinta-feira. A escola recomendou a 22 estudantes de convívio próximo ao infectado a permanecer em casa por 7 dias.

Como o segundo caso é "importado", a direção da escola afirma que "não tem relação direta com o primeiro". O aluno está na turma do 6º ano e está se recuperando em casa

Por causa dos dois casos, a direção do colégio decidiu antecipar as férias escolares. Os alunos deveriam ter aulas até o dia 26 de junho, conforme o calendário letivo, mas tiveram o semestre encerrado nesta sexta-feira.

De acordo com a instituição de ensino, a medida tem como objetivo evitar colocar em risco a comunidade escolar. Neste sábado, haveria também uma festa junina que, pelo mesmo motivo, foi cancelada.

A vigilância epidemiológica do Estado e do município está acompanhando as ações da escola. Até o momento o colégio não recebeu nenhuma ordem para a suspensão das atividades escolares.

A partir do segundo caso, apesar de os casos não terem relação, nós tomamos a decisão [de suspender as aulas] porque os pais ficam inseguros, disse a diretora da escola, Fernanda Zocchio.

Gripe no País

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira que há mais 17 casos de "gripe suína" no País. Assim, o total vai de 114 para 131 . Entre os 17 pacientes, 14 moram em São Paulo, dois são de Goiás e um vive no Rio Grande do Norte - a primeira ocorrência no Estado.

Nesta quarta, o Ministério da Saúde informou que  o Brasil vai reforçar os estoques de kits de diagnóstico do vírus da "gripe suína".

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: escolagripe suínasão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG