Coldplay e Duffy são favoritos hoje aos Brit Awards

Londres, 18 fev (EFE).- Com quatro indicações cada um, o quarteto pop inglês Coldplay e a cantora galesa Duffy, mais centrada na soul music, lideram a lista de favoritos aos Brit Awards, que serão entregues esta noite em Londres.

EFE |

"Rockferry", trabalho de estreia da jovem Duffy, de 24 anos, tornou-se o álbum mais vendido de 2008 com 4,5 milhões de cópias em todo o mundo.

A cantora, cujo nome completo é Aimee Anne Duffy, foi a revelação absoluta no espaço dedicado ao soul dentro da música britânica, especialmente após o hiato de Amy Winehouse, mais ocupada ultimamente com tratamentos contra a dependência de álcool e drogas.

Duffy foi indicada para as categorias de melhor álbum, melhor single (compacto), pela música "Mercy", melhor artista feminina e melhor artista revelação.

Ela enfrenta Adele, Beth Rowley, Estelle e M.I.A. na disputa pela categoria de melhor artista feminina.

O Coldplay disputa com Duffy dois outros prêmios, o de melhor álbum por "Viva la Vida or Death And All His Friends" e de melhor single, por "Viva la Vida".

O grupo também concorre nas categorias de melhor interpretação ao vivo e de melhor grupo, em que tem o Radiohead e o Elbow como dois dos adversários.

No início do mês, o Coldplay já faturou três Grammy, entre os quais o de música do ano para a polêmica "Viva la Vida" -pela qual estão sendo processados por plágio pelo guitarrista Joe Satriani, que os acusa de copiar sua "If I Could Fly", de 2004.

O Elbow também enfrenta o Coldplay na disputa por melhor performance ao vivo, que ainda tem na disputa Scouting for Girls e duas bandas que reformaram suas formações clássicas: The Verve e os veteranos do metal Iron Maiden.

A disputa pelo prêmio de melhor artista solo masculino também opõe novatos como James Morrison, Will Young e Mik Skinner a veteranos como Ian Brown, ex-vocalista do Stones Roses, e o cantor e guitarrista Paul Weller, com mais de 30 anos de carreira que incluem os grupos The Jam e Style Council.

Os Pet Shop Boys receberão o prêmio especial por sua contribuição à música. EFE prc/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG