O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é favorito entre os brasileiros ouvidos na parte espontânea, em que não é apresentada uma lista de nomes, da pesquisa CNT/Sensus. Na resposta à pergunta sobre o político em quem o entrevistado votaria para presidente se as eleições fossem hoje, Lula ficou com 29,4%; o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ficou com 5% das intenções de voto; o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), recebeu 2,9%; e o ex-governador de São Paulo e ex-candidato presidencial Geraldo Alckmin (PSDB) ficou com 2,4%.

A ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) ficou em quinto lugar, com 1,7%, e o ex-ministro e atual deputado federal Ciro Gomes (PSB), com 1,5%.

Outros nomes mencionados pelos entrevistados na pesquisa espontânea receberam um total de 3% das intenções de votos. A CNT só divulgou nomes de aspirantes a candidatos que receberam pelo menos 1% na pesquisa. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, recebeu nessa sondagem 0,8% das intenções de voto. Houve 9,6% de intenções de voto em branco e/ou nulas. Foi grande o número (44,5%) de entrevistados que declararam não saber em quem votariam ou que não responderam à pergunta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.