CNI/Ibope: Serra lidera pesquisa para Presidência e Dilma vem em 2º

BRASÍLIA - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), aparece como líder na pesquisa CNI-Ibope sobre a intenção de voto nas eleições presidenciais de 2010. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), tem 18%, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) tem 12% e a ex-senadora Heloísa Helena (PSol), 7%.

Valor Online |

Uma fatia de 13% votaria em branco ou nulo e 12% não souberam apontar um candidato.

Essa é a primeira edição da CNI-Ibope sobre a corrida presidencial. A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho, com 2.002 entrevistas em 143 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Em um cenário onde o candidato tucano é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ele teria 12%, quase empatado com Heloísa Helena (11%). Nessa hipótese, 22% dos entrevistados disseram que votariam em Ciro Gomes e 21%, em Dilma Rousseff. Dezoito por cento anulariam o voto e 12% não souberam responder.

Segundo a pesquisa, Serra também é o candidato com menor índice de rejeição. Um total de 25% dos consultados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Esse índice é de 32% para Ciro Gomes e de 34% para Dilma Rousseff. Aécio Neves tem 35% e o maior índice de rejeição é de Heloísa Helena, com 40%.

Dos possíveis candidatos à Presidência apresentados pela pesquisa, os mais conhecidos são José Serra (76% dizem que o conhecem bem, ou mais ou menos) e Ciro Gomes (índice de 52%).

Por outro lado, 49% dos consultados disseram conhecer Dilma e Aécio pouco, ou só de ouvir falar. Esse índice é ainda maior para Heloísa Helena, de 53%.

(Valor Online)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG