LOS ANGELES ¿ O cineasta americano Clint Eastwood receberá o prêmio de melhor diretor do ano no 12º Festival de Hollywood, que acontecerá em 27 de outubro em Beverly Hills (Los Angeles, Califórnia), informou hoje a organização.

"Justamente quando você pensa que Clint Eastwood está a ponto de descansar, ele roda dois filmes em um ano e começa a preparar um terceiro", disse em comunicado o roteirista e cineasta Paul Haggis, co-presidente do festival.

"(Eastwood) apresenta dignidade, elegância, humildade, humor, confiança em si mesmo e uma sensação de simplicidade a uma profissão que precisa de todas as virtudes", acrescentou Haggis, diretor de "Crash - No Limite", pelo qual venceu o Oscar de melhor roteiro original.

No passado, o festival premiou diretores como Martin Scorsese, Oliver Stone, Michael Mann, Sam Mendes, Ron Howard ou Marc Foster.

Eastwood tem pendente a estréia de "Changeling", com Angelina Jolie, para 31 de outubro nos Estados Unidos, e atualmente grava "Gran Torino", no qual participará como ator e diretor. Ele prepara também "The Human Fator", baseado na vida de Nelson Mandela.

O festival entregará o prêmio de melhor produtor do ano a Christopher Nolan, Charles Roven e Emma Thomas, por "Batman - O Cavaleiro das Trevas".

James Franco e Sally Hawkins levarão os prêmios de melhor ator e atriz revelação, respectivamente, enquanto "Wall-E" receberá o de melhor filme de animação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.