Clínica de São Paulo promove palestra gratuita sobre endometriose

O projeto Conversa da Casal da Clínica Gera promoverá no dia 6 de dezembro palestra gratuita sobre endometriose. Os interessados devem se inscrever e o local do evento será na própria http://www.

Agência Estado |

clinicagera.com.br" target=_blank Clínica Gera . A endometriose compromete a fertilidade feminina, além de provocar dores fortes na região pélvica.

Segundo o especialista em Reprodução Humana Assistida, Joji Ueno, a vida sexual do casal também fica comprometida com o problema. "Como provoca dor pélvica, às vezes contínua, e muito desconforto durante a relação sexual, é comum a mulher apresentar irritabilidade, tristeza, angústia e depressão. Muitas passam a evitar a relação sexual, afetando a vida conjugal".

A doença também pode dificultar a gravidez. "Em casos leves, as tubas ainda não foram afetadas. Nesse caso, o tratamento, hormonal ou cirúrgico é menos complexo e o quadro pode se reverter. Já em casos onde a doença está instalada há mais tempo, para que a mulher engravide é necessário que ela recorra a algum método de reprodução assistida, como a fertilização in vitro", explica Ueno.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG