Clima de paz volta ao Senado, afirma Tuma

BRASÍLIA - O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), comemorou nesta quinta-feira a volta do clima de paz na Casa Legislativa. ¿Acalmou bastante. Perguntei ao Wellington [Salgado, senador pelo PMDB-MG] e à Kátia [Abreu, senadora pelo DEM-TO] se, por estarem de branco, a paz do Senado tinha voltado. Eles riram e disseram que sim¿, afirmou.

Camila Campanerut e Carollina Andrade, de Brasília |

O senador pelo PTB de São Paulo foi responsável pela criação de uma espécie de manual de bons costumes para serem seguidas pelos parlamentares, motivado por discussões acaloradas durante a crise na instituição.

As brigas entre os senadores foram fomentadas após as denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e a descoberta de que, durante 14 anos, atos administrativos relativos à contratação e a reajustes salariais não foram publicados oficialmente, como pede o regimento da Casa.  

O documento de Tuma com oito recomendações frisava aos senadores que fizessem uso de linguagem polida e não utilizassem expressões atentórias ao decoro parlamentar.

Para ele, o manual, distribuído há mais de um mês, já surtiu efeitos. As discussões no plenário estão mais amenas. A falta de educação no Senado fere a dignidade do parlamento, defendeu.

Leia mais sobre: Tuma

    Leia tudo sobre: romeu tumasenadowellington salgado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG