Cirurgia plástica atrai estrangeiros ao País há 20 anos

A cirurgia plástica é apontada por todos os especialistas como pioneira na atração de pacientes internacionais para a medicina brasileira, tendência iniciada há duas décadas. Hoje, o bisturi nacional continua fazendo sucesso com estrangeiras e estrangeiros e, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o grupo responde por 2% dos 50 mil procedimentos do tipo realizados anualmente no País (em média, mil plásticas por ano).

Agência Estado |

Para José Tariki, presidente da entidade, o fluxo de pacientes de fora do País continua em alta. "Avalio que, muito mais do que o preço, o fator mais atrativo é a qualidade da cirurgia brasileira. Mas sou contra o uso do termo ‘turismo em saúde’. A finalidade não é o passeio e sim fazer um tratamento adequado", pondera Tariki.

Julio Wilson Fernandes, professor de cirurgia plástica e dono de uma clínica estética em Curitiba, no Paraná, diz que atende, em média, uma paciente estrangeira por mês. "Mas nos meses de dezembro e janeiro a demanda internacional cresce muito, para sete, oito casos atendidos." Fernandes explica que o mais comum é os pacientes virem para o Brasil durante o verão brasileiro, passar uma semana nas praias do sul do País e depois fazerem os tratamentos estéticos. "E cada nacionalidade, em especial, tem uma preferência de procedimento", explica ele. "A maioria esmagadora de estrangeiros é de italianas e norte-americanas, em busca da prótese de silicone."

Credenciados

Segundo o Ministério do Turismo, a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica criou, em 2006, diretrizes para orientar o turista paciente, para que o contato seja com o hospital e não com agências de viagens para as cirurgias. O material consta de uma lista com 1,5 mil cirurgiões credenciados, incluindo explicações sobre os procedimentos e o tempo de recuperação necessário para cada tipo de operação. Em São Paulo, nos hospitais credenciados para receber turistas, dois deles - Albert Einstein e Samaritano - também colocam a cirurgia plástica entre os procedimentos mais realizados em estrangeiros.

Karina Toledo

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG