Cirurgia nasal e bursite já levaram Lula ao hospital

SÃO PAULO - Internado no final da noite de quarta-feira em um hospital do Recife (PE) por conta de uma crise de hipertensão arterial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguiu nesta quinta-feira para São Bernardo do Campo (SP) onde deve descansar nos próximos dias por recomendação médica.

Reuters |

AE
Lula deixa hospital nesta manhã

Lula deixa hospital nesta manhã

Lula, 64 anos, gosta de participar de partidas de futebol com integrantes do governo e já sofreu com uma bursite no ombro direito, além de ter passado por cirurgia para a retirada de um pólipo nasal.

Veja abaixo algumas informações sobre a saúde do presidente.

* Pouco depois de ser eleito em 2002, Lula e a primeira-dama Marisa Letícia passaram por um check-up médico de rotina no Instituto do Coração (InCor) em São Paulo. Na ocasião, o médico pessoal de Lula, o cardiologista Roberto Kalil Filho, recomendou somente dieta alimentar e exercícios físicos para a perda de peso.

* Em abril de 2003, no seu primeiro ano de governo, Lula voltou ao InCor por conta de dores no ombro esquerdo. A equipe médica que o atendeu decidiu ampliar para o ombro esquerdo o tratamento fisioterápico e de acupuntura que Lula já realizava por conta de uma bursite no ombro direito. A necessidade de uma cirurgia como tratamento para a bursite foi descartada pelos médicos.

* Em novembro, Lula teve o pé esquerdo imobilizado por conta de uma torção. O presidente chegou a cancelar sua presença numa declaração conjunta que faria com o então presidente boliviano Carlos Mesa.

* Em fevereiro de 2005, Lula passou por uma cirurgia, no InCor, para a retirada de um pólipo nasal que o incomodava há cerca de dois anos. Os médicos afirmaram que o pólipo, um tecido que surge de forma anormal, não era maligno. Leia também:

Leia mais sobre: Lula 

    Leia tudo sobre: lula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG