Ciro reafirma que pensa em candidatura a governo de São Paulo

SÃO PAULO - O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) disse nesta quinta-feira, durante o 11º Congresso do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na capital paulista, que está considerando a possibilidade de se lançar candidato ao governo do Estado de São Paulo nas eleições do ano que vem.

Agência Estado |

Respondendo a uma pergunta de um dos delegados do congresso sobre uma eventual candidatura ao Palácio dos Bandeirantes, o parlamentar afirmou: "Estou pensando".

Em seu discurso para a plateia, Ciro salientou que não tem mais interesse em continuar como deputado federal. "Não tenho mais o que fazer ali, há outras pessoas que trabalham melhor do que eu."

Mais cedo, porém, em entrevista a jornalistas, o deputado afirmou que seu projeto é ser presidente da República e que os comentários sobre uma eventual candidatura ao Palácio dos Bandeirantes ainda "estão no plano rigoroso da especulação". "Evidente que fatos se reproduzem a partir de especulações. (Mas) Eu quero ser candidato a presidente (da República)."

Ainda sobre uma eventual candidatura ao governo paulista, o parlamentar afirmou que ser candidato em São Paulo é algo complexo que exige algum tempo para tomar tal decisão. Ele disse que chegou à conclusão preliminar de que existem dois grupos que querem sua candidatura. Sem citar nomes, Ciro afirmou que um dos grupos tem interesses mesquinhos com objetivo de fazê-lo desistir da candidatura à Presidência e o segundo é formado por pessoas de boa fé que acreditam que sua candidatura pode ser uma alternativa para o Estado.

Vice

Questionado sobre se aceitaria compor chapa com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, como vice presidente, Ciro elogiou a pré-candidata, mas afirmou não ser pertinente discutir o assunto neste momento. O parlamentar foi indagado também sobre as desvantagens de disputar o governo paulista, por ser deputado pelo Ceará. Paulista de nascimento, ele disse que não vê desvantagens, pois no seu entender a questão central é a competência, o compromisso popular e a experiência para oferecer respostas aos problemas da população, qualidades que ele afirma possuir.

Para Ciro, o Estado de São Paulo precisa de um governo inovador e, na sua avaliação, o ex-governador tucano Geraldo Alckmin, atual secretário de Desenvolvimento do governo Serra, é mais competitivo do que o secretário da Casa Civil, Aloizio Nunes Ferreira, que também pleiteia a cabeça de chapa do PSDB nas eleições estaduais de 2010.

Leia mais sobre: Ciro Gomes

    Leia tudo sobre: ciro gomes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG