Ciro perdeu o único trunfo rumo ao Planalto, diz Dirceu

O ex-ministro da Casa Civil e ex-deputado José Dirceu (PT-SP) reprovou hoje o deputado e presidenciável Ciro Gomes (PSB-CE) em virtude da reação do parlamentar diante da última pesquisa CNT Sensus de intenções de voto para a sucessão no Palácio do Planalto, divulgada na segunda-feira. Em sua página no microblog Twitter, Ciro minimizou ontem o resultado do levantamento.

Agência Estado |

"A pesquisa Sensus merece pouca credibilidade, mesmo que muito boa para mim desta vez." Dirceu atribuiu o tom crítico do parlamentar à constatação de que o eventual candidato do PSB "perdeu seu único trunfo" na disputa: o de se viabilizar como nome do governo federal mais competitivo para as eleições de 2010.

"O deputado Ciro Gomes desqualifica (a pesquisa) já que ela não atende a seu desejo e expectativa de ultrapassar Dilma (Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT) e se apresentar como o único candidato viável do presidente Lula", avaliou Dirceu, em seu blog de política. "Sem alianças em nível nacional e sem palanques estaduais fortes, seu único trunfo era ser um nome mais viável do que Dilma, o que a pesquisa não confirma", acrescentou o petista. O ex-ministro ressaltou ainda no blog que a tendência é de que a eventual candidata do PT à Presidência da República continue a apresentar trajetória de crescimento nas próximas pesquisas de intenções de voto.

No levantamento CNT Sensus divulgado ontem, Ciro aparece em terceiro lugar, com 17,5% das intenções de votos, no cenário em que é listado como candidato a presidente. Ele fica atrás do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que lidera com 31,8% dos votos, e de Dilma Rousseff (PT), com 21,7%. O pré-candidato do PSB fica à frente da ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva (PV-AC), com 5,9%. Sem o nome de Ciro, Serra teria mais folga sobre Dilma, com uma vantagem de 40,5% a 23,5%, respectivamente.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG