Ciro Gomes passa Dilma e Serra cai, aponta Ibope

BRASÍLIA (Reuters) - O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) passou numericamente à frente da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), na corrida presidencial, mostrou pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira. Mesmo apresentando recuo, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), mantém a liderança folgada da disputa. Num cenário sem a senadora Marina Silva (PV-AC) e com dados que comparam o desempenho atual com a pesquisa anterior, realizada em junho, Serra recuou 4 pontos percentuais para 34 por cento.

Reuters |

Neste quadro, Ciro Gomes subiu de 12 para 17 por cento, enquanto Dilma caiu de 18 por cento para 15 por cento. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Num outro cenário, com Marina, Serra aparece com 34 por cento das intenções de voto, enquanto Dilma e Ciro empatam com 14 por cento. Marina, que recentemente passou a ser cotada para a disputa, teve 6 por cento, tecnicamente empatada com a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), que tem 8 por cento.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 11 a 14 de setembro em 143 municípios.

AVALIAÇÃO ESTÁVEL

A pesquisa mede ainda a performance do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação positiva do governo e a aprovação de seu desempenho ficaram estáveis em setembro.

Para 69 por cento dos entrevistados em setembro, o governo é "ótimo" ou "bom", 1 ponto acima dos 68 por cento em junho.

Já a aprovação ao presidente passou para 81 por cento ante 80 por cento em junho. O recorde foi de 84 por cento em dezembro.

(Reportagem de Natuza Nery; Edição de Carmen Munari e Alexandre Caverni)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG