emocionado com homenagens - Brasil - iG" /

Cineasta Manoel de Oliveira se diz emocionado com homenagens

O diretor de cinema português Manoel de Oliveira, que na sexta-feira completa 100 anos, disse nesta quinta-feira que se sentia emocionado com as homenagens que recebeu nos últimos dias.

AFP |

"Estou muito comovido e emocionado. Não sei se mereço isso. Suponho que não, já que não tenho mérito por ter chegado a esta idade. É um capricho da natureza, mas é agradável", declarou o cineasta durante um almoço em Lisboa, onde roda seu próximo filme. Estavam presentes o prefeito da capital portuguesa, Antonio Costa, e o embaixador da França em Portugal, Denis Delbourg.

Oliveira agradeceu "a generosidade" da prefeitura de Lisboa, que contribuiu para o financiamento de seu filme com 200.000 euros.

"É um privilégio para Lisboa", respondeu Costa, citado pela agência Lusa.

Delbourg, por sua vez, destacou "a admiração constante do público francês" pela obra do cineasta.

Manoel de Oliveira começou no dia 23 de novembro a filmar seu 46º longa-metragem, "Singularidades de uma rapariga loira", adaptado de um conto do romancista português Eça de Queirós.

Na noite de sexta-feira, dia "oficial" do aniversário do cineasta - que nasceu em 11 de dezembro de 1908, mas foi registrado no dia seguinte -, uma festa reunirá amigos e colaboradores de Oliveira no Porto, sua cidade natal.

No sábado, o diretor jantarpa com o chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, após uma cerimônia na qual será condecorado com a Gran Cruz da Orden do Infante Don Henrique.

lf/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG