Publicidade
Publicidade - Super banner
Brasil
enhanced by Google
 

Cineasta brasileiro radicado em NY concorre a prêmio Gothan de melhor diretor

Nova York, 20 out (EFE).- O diretor brasileiro naturalizado americano Antonio Campos concorre aos prêmios Gotham de melhor diretor e de melhor filme não exibido em um cinema próximo - para filmes que não entraram no circuito comercial - na premiação da IFP (Associação de Cineastas Independentes, na sigla em inglês).

EFE |

Campos tem uma disputa difícil a melhor diretor, pois enfrenta o americano Lance Hammer, cujo filme "Ballast" é o principal concorrente, com quatro indicações, da 18ª edição do Gotham de Cinema Independente, que acontece 2 de dezembro, em Nova York.

Além dos dois, concorrem a melhor diretor Dennis Dortch ("A Good Day to Be Black & Sexy"), Barry Jenkins ("Medicine for Melancholy") e o peruano naturalizado americano Alex Rivera por ("Sleep Dealer").

Já "Afterschool", concorre a melhor filme não exibido em um cinema próximo, com "Meadowlark" de Taylor Greeson; "The New Year Parade", de Tom Quinn, "Sita Sings the Blues", de Nina Paley, e "Wellness", de Jake Mahaffey.

Os Gotham são concedidos a produções não vinculadas às grandes distribuidoras e este ano homenageiam a atriz madrilenha Penélope Cruz, "uma das mais versáteis da atualidade", segundo a IFP.

No ano passado, o homenageado foi outro espanhol, o ator Javier Bardem.

"Frente às previsões pessimistas sobre o estado do cinema independente, 2008 demonstrou ser um ano extremamente forte para um amplo grupo de cineastas que abordam diversos temas, por caminhos dinâmicos e novos", afirmou a diretora-executiva da IFP, Michelle Byrd.

Ao anunciar as indicações, Byrd também destacou que cerca da metade dos concorrentes deste ano marcam as estréias de seus diretores.

Este é o caso de "Ballast", que tem mais indicações, concorrendo a melhor filme contra "The Wrestler", de Darren Aronofsky; "Frozen River", de Courtney Hunt; "Synecdoche, New York", de Charlie Kaufman; e "The Visitor", de Tom McCarthy.

As três últimas também foram indicadas para melhor atuação conjunta de sua repartição, junto ao filme de Jonathan Demme "Rachel Getting Married" e a de Woody Allen "Vicky Cristina Barcelona".

Entre os documentários, concorrem "Chris & Don: A Love Story", de Guido Santi e Tina Mascasse; "Encounters at the End of the World", de Werner Herzog; "Man on Wire", de James Marsh; "Roman Polanski: Wanted and Desired", de Maria Zenovich; e "Trouble the Water", de Tia Lessin e Carl Deal.

Entre os atores indicados, se destacam Pedro Castaneda em "August Evening", Alejandro Polanco em "Chop Shop", Rosemarie DeWitt em "Rachel Getting Married", Rebecca Hall em "Vicky Cristina Barcelona", Melissa Leo em "Frozen River" e Michael Smith em "Ballast". EFE mgl/jp

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG