Cinco são levados ao hospital após tumulto em estação de trem no Rio de Janeiro

Quatro passageiros e uma funcionária da Supervia foram levados para o Hospital Municipal Souza Aguiar por intoxicação após um tumulto na Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar usaram gás lacrimogêneo, gás de pimenta e balas de borracha para impedir que os manifestantes quebrassem a estação.

Agência Estado |


A mais importante estação ferroviária da cidade, de onde partem trens de cinco ramais, foi fechada às 16h06, quando um trem vazio teve uma pane e quebrou ao chegar à Central do Brasil. Segundo a Supervia, a estação foi reaberta às 17h40 e os passageiros prejudicados foram ressarcidos.

AE
Polícia Militar tenta conter o tumulto na Central do Brasil



"Os problemas de ontem (07/10) e hoje ocorreram porque a Supervia arrancou os desvios da linha. Ou seja, se o trem sofre uma avaria a concessionária simplesmente não tem como retirá-lo da linha sem interromper o tráfego. Isso é um absurdo e aumenta a insegurança na via férrea", afirmou o presidente do Sindicato dos Ferroviários, Valmir de Lemos.

A Supervia informou que um objeto atingiu a rede elétrica. O objeto quebrou o pantógrafo (equipamento que liga o trem à rede) e provocou o "desarme da energia, o que impossibilitou os trens de partirem da Central do Brasil". Ainda segundo a nota, a Supervia e a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Agetransp) estão investigando a "ocorrência".

Nesta quarta-feira (08/10), usuários revoltados pelo atraso dos trens no ramal Japeri-Central do Brasil interromperam o tráfego na linha férrea e promoveram um quebra-quebra que se espalhou por quatro estações. Uma composição foi incendiada, roletas, bilheterias, alambrados e caixas eletrônicos foram destruídos. Onze pessoas ficaram feridas no tumulto. A confusão começou às 7h50 e apenas cinco horas depois o tráfego foi restabelecido.

Leia mais sobre: tumulto

    Leia tudo sobre: pmrio de janeirotremtumulto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG