chave geral das células cerebrais - Brasil - iG" /

Cientistas identificam chave geral das células cerebrais

Pesquisadores nos Estados Unidos identificaram pela primeira vez uma chave geral de células cerebrais que têm capacidade de orquestrar a formação e manutenção de sinapses inibitórias, essenciais para o bom funcionamento do cérebro. Segundo a Agência Fapesp, que divulgou o estudo, o fator Npas4, como foi batizado, regula mais de 200 genes que agem de várias formas para acalmar células superexcitadas.

Agência Estado |

Assim, elas restauram um equilíbrio que pode se perder em alguns distúrbios neurológicos.

As conexões entre células cerebrais, chamadas sinapses, podem ter natureza excitatória ou inibitória, explica a Agência Fapesp. Com o rápido desenvolvimento do cérebro após o nascimento, as excitatórias são abundantes, para que células nervosas estimulem suas vizinhas. Mas, se a excitação não for equilibrada, pode levar à epilepsia. Doenças como autismo e esquizofrenia têm sido associadas a um desequilíbrio entre a excitação e a inibição.

O Npas4 funciona como um "interruptor" que ativa ou reprime outros genes, e é ativado pela atividade sináptica excitatória. O estudo identificou que a atividade de aproximadamente 270 genes muda quando o Npas4 é bloqueado em uma célula. A equipe americana está agora pesquisando os genes regulados pelo fator Npas4 para compreender o desenvolvimento das sinapses, o que pode trazer novos tratamentos para distúrbios neurológicos. A descoberta foi feita por pesquisadores do Hospital Infantil de Boston, e publicada na edição de ontem da revista Nature .

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG