Cientistas alemães criaram uma nova técnica que pode aposentar a broca nos consultórios odontológicos. O temido instrumento foi substituído com sucesso por jatos de plasma, em estudo da Universidade de Saarland.

"A broca é uma experiência que gera muito desconforto e, em algumas vezes, dor", disse Stefan Rupf, que liderou a pesquisa. "Por outro lado, o plasma frio é um método completamente sem contato (com o dente) que é muito eficaz."

Normalmente, a broca do dentista é usada para limpar a bactéria alojada em uma cavidade no dente, uma cárie, antes do dentista preencher a cavidade. A equipe de pesquisadores da Universidade de Saarland usou o jato de plasma para o mesmo fim e constatou que o novo procedimento é capaz de fazer a limpeza de forma rápida e eficaz - mesmo quando a bactéria estava alojada na dentina, a principal parte do dente, abaixo do esmalte (a parte mais externa).

"Atualmente há muito progresso no campo da medicina com uso de plasma e o tratamento clínico para cavidades dentais pode ser esperado para dentro de três a cinco anos", disse Rupf. As informações são do Jornal da Tarde.

AE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.