Cidades do Sul do País voltam a ter recorde de frio

Previsão é de final de semana com chuva na maior parte do País

iG São Paulo |

A frente fria que predomina sobre o sul do País desde o início da semana voltou a provocar recordes de temperatura mínima, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Inácio Martins, no sul do Paraná, os termômetros marcaram -5,1ºC. A cidade é a mais alta do Estado e está localizada a 1.198 metros de altitude.

Municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina também tiveram temperaturas negativas. Em Bagé (RS), a mínima registrada na madrugada chegou a -2,6ºC e, em Urubici (SC), a -2,7ºC. Na capital gaúcha também foi preciso sair de casa com muito agasalho na manhã desta sexta-feira, já que a mínima ficou em 6,1ºC. Em Florianópolis, situação um pouco melhor, com 9,4ºC.

Para o final de semana, segundo o Inmet, a previsão é de chuva de moderada a forte nos três Estados. Os dias ficam nublados, mas cai a possibilidade de novas geadas. As temperatuas devem variar entre 1ºC e 21ºC na região no sábado. No domingo, o frio diminui e os termômetros ficam entre 5ºC e 23ºC. Em Porto Alegre, mínima prevista de 10ºC e máxima de 13ºC.

São Paulo e Rio

Na capital paulista o dia começou com muita nebulosidade, chuvas e termômetros oscilando em torno dos 13ºC, conforme informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). A temperatura máxima não deve ultrapassar os 17ºC.

A sexta-feira deve ter chuvas entre fraca e moderada ao longo do dia e o CGE alerta para os riscos de novos alagamentos. Em apenas três dias choveu 27,7% a mais que o esperado para todo o mês na cidade. Em alguns bairros da rgeião central o índice de chuva superou em 80% a média histórica.
O sábado deve ser bastante chuvoso na cidade e as temperaturas ficam entre 11ºC e 18ºC. No domingo o sol começa a aparecer, mas ainda entre muitas nuvens e pode chover a qualquer hora. Mínima prevista de 10ºC e máxima de 21ºC.

No Rio de Janeiro, todo o final de semana deve ser chuvoso durante o dia e à noite. No entanto, as temperatuas não ficam tão baixas e variam entre 13ºC e 22ºC.

Outras regiões

No Triângulo Mineiro e em Belo Horizonte (MG) o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. Na zona da mata de Minas, no Vale do Rio Doce, e no Estado do Espírito Santo o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva.

Já na região Centro-Oeste, de acordo com o Inmet, a previsão é de tempo nublado com chuva isolada no sul do Mato Grosso do Sul, onde também podem acontecer nevoeiros. Névoa seca em Goiás e no Distrito Federal. Mínima de 8ºC e máxima de 18ºC em Campo Grande (MS) no sábado.

No Norte do País o tempo fica encoberto durante todo o final de semana. Chove principalmente em Roraima e no norte de oste de Amazonas e Pará. Em Manaus (AM) faz calor e os termômetros ficam entre 23ºC e 29ºC.

Para o Nordete, a previsão é de tempo parcialmente nublado com períodos de sol ao longo do dia. Chuva fraca e isolada em Sergipe, Alagoas, centro-leste dos Estados baianos, na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Em Salvador, mínima prevista de 20ºC e máxima de 27ºC.

    Leia tudo sobre: chuvafriosulsão pauloprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG