Cidades do interior de SP se preparam para cheias

Autoridades de Atibaia, Piracaia e Bom Jesus dos Perdões, no interior de São Paulo, trabalham em áreas de risco e preparam os moradores para possíveis consequências de chuvas previstas para a região até o fim da semana. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o Sistema Cantareira opera no limite, com 97,5% da capacidade.

Agência Estado |

Se chover, os reservatórios não conterão a água, o que afetará o nível dos rios e poderá provocar enchentes.

Segundo a prefeitura de Atibaia, a situação pode ser pior do que a registrada nos dois primeiros dias de 2010, quando 500 famílias foram atingidas pelas enchentes. A vazão do Rio Atibaia está em 32 metros cúbicos de água por segundo, bem acima dos costumeiros 14 metros cúbicos nesta época do ano. Entre os bairros mais afetados estão o Parque das Nações e Jardim Kanimar. A Câmara de Atibaia apura a responsabilidade sobre a aprovação desses dois loteamentos em áreas de várzea.

A situação é menos crítica em Bom Jesus dos Perdões, mas requer cuidados. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ormezindo Bueno, 19 famílias foram removidas na última semana do bairro Guaxinduva, próximo do Rio Atibainha.

A prefeitura de Piracaia informou que a administração tem equipes, equipamentos e material para ações de prevenção e emergência. Em caso de emergência, quatro escolas em locais altos serão disponibilizadas para receber famílias. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG