Cidades de Santa Catarina registram temperaturas abaixo de 5ºC

Uma massa de ar frio atingiu o Sul do Brasil com características fora do padrão esperado para esta época do ano

AE |

selo

Pelo menos cinco cidades catarinenses ficaram com temperaturas abaixo de 5ºC na madrugada de hoje, a mais baixa registrada no mês de dezembro desde 1982. A uma semana antes do início do verão, conforme os técnicos da estação meteorológica Epagri/Ciram, principal órgão meteorológico de Santa Catarina, uma massa de ar frio atingiu o Sul do Brasil com características fora do padrão esperado para esta época do ano.

Já na tarde de ontem, as temperaturas caíram deixando o tempo com cara de inverno no Estado. A temperatura máxima ficou abaixo dos 20ºC em todo Estado de Santa Catarina. Em Florianópolis foi registrado 14ºC, a menor temperatura nos últimos 18 anos para o mês de dezembro.

A madrugada de hoje apresentou a temperatura mínima mais baixa registrando 4ºC em São Joaquim e 1ºC em Urubici, no Morro da Igreja, ponto mais alto do Estado, constituindo-se no frio mais intenso deste 1995 no Planalto Sul de Santa Catarina.

Em Celso Ramos, no Meio-Oeste, os termômetros registraram 4,1ºC. Em Campo Belo do Sul, na Serra, a mínima foi de 4,3ºC. O fenômeno, segundo os meteorologistas catarinenses, deu-se por conta da trajetória das massas de ar frio que ocorre de forma mais marítima e esta, excepcionalmente, chegou com uma trajetória continental, avançando pelo oeste do Estado.

Santa Catarina ficou mais próximo do centro da massa de ar frio. Por esse motivo as temperaturas atípicas e fora de época. Mesmo com a abertura de sol e predomínio de nebulosidade em algumas regiões do Estado, as temperaturas continuarão amenas nos próximos dias.

    Leia tudo sobre: friosanta catarina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG